Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5297
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_SimoneRodriguesBarbosaCouto.pdf11,7 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Práticas de letramentos múltiplos e interdisciplinaridade na formação docente : o antes e o depois
Autor(es): Couto, Simone Rodrigues Babosa
Orientador(es): Sousa, Rosineide Magalhães de
Assunto: Professores - formação
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Letramento
Data de apresentação: 2-Mar-2013
Data de publicação: 5-Jun-2013
Referência: COUTO, Simone Rodrigues Babosa. Práticas de letramentos múltiplos e interdisciplinaridade na formação docente: o antes e o depois. 2013. [106] f., il. Monografia (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Planaltina, 2013.
Resumo: Esta pesquisa consiste em analisar minhas práticas como educadora, com dez anos de experiência e apenas o Ensino Médio. Eu mostro o percurso de minha vida no caminho das práticas de letramentos múltiplos e da interdisciplinaridade, no contexto da Escola Municipal Fazenda Santo Antonio das Palmeiras Formosa - Goiás. Ao chegar à Universidade, com o processo de formação docente e os estudos das concepções teóricas, percebi que era protagonista de uma educação opressora e excludente. Ao longo dessa apropriação de conceitos, o processo de ensino/aprendizagem se reconstrói ininterruptamente e eu me vi como ser social capaz de me transformar para não ser mais um mero objeto do sistema classificador, mas sim uma ferramenta necessária no compromisso com a educação transformadora. A principal fonte de pesquisa foi à experiência de docência e os múltiplos letramentos na prática pedagógica. Diante desse quadro, o presente trabalho monográfico traz uma proposta de retratar essa trajetória a partir de dois eixos: teoria da interdisciplinaridade e dos múltiplos letramentos. Cumpre destacar que tais eixos encontram-se articulados às categorias da pesquisa qualitativa. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research analyzes my practice as an educator, with ten years’ experience and only a high school diploma. I show my life's journey in multiple literacies and practices of interdisciplinary ways in the context of the Municipal School Fazenda Santo Antonio das Palmeiras Formosa- Goiás. When I arrived at the University, the teacher training process and studies of the theoretical concepts show me I was the protagonist of an oppressive and exclusionary education. Throughout this appropriation of concepts, the teaching/learning process is continuously reconstructed and I saw myself as a social being able to transform myself no longer to be a mere object of the classifier system, but rather a necessary tool in the commitment to transforming education. The main source of research was the experience of teaching and the multiple literacies in classroom. Given this situation, this monograph brings a proposal to portray this trajectory from two axes: theory and interdisciplinarity of multiple literacies. It is worth noting that these axes are linked to the categories of qualitative research.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Licenciatura em Educação do Campo, 2013.
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Linguagens, Artes e Literatura



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons