Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5297
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_SimoneRodriguesBarbosaCouto.pdf11,7 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSousa, Rosineide Magalhães de-
dc.contributor.authorCouto, Simone Rodrigues Babosa-
dc.identifier.citationCOUTO, Simone Rodrigues Babosa. Práticas de letramentos múltiplos e interdisciplinaridade na formação docente: o antes e o depois. 2013. [106] f., il. Monografia (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Planaltina, 2013.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Licenciatura em Educação do Campo, 2013.en
dc.description.abstractEsta pesquisa consiste em analisar minhas práticas como educadora, com dez anos de experiência e apenas o Ensino Médio. Eu mostro o percurso de minha vida no caminho das práticas de letramentos múltiplos e da interdisciplinaridade, no contexto da Escola Municipal Fazenda Santo Antonio das Palmeiras Formosa - Goiás. Ao chegar à Universidade, com o processo de formação docente e os estudos das concepções teóricas, percebi que era protagonista de uma educação opressora e excludente. Ao longo dessa apropriação de conceitos, o processo de ensino/aprendizagem se reconstrói ininterruptamente e eu me vi como ser social capaz de me transformar para não ser mais um mero objeto do sistema classificador, mas sim uma ferramenta necessária no compromisso com a educação transformadora. A principal fonte de pesquisa foi à experiência de docência e os múltiplos letramentos na prática pedagógica. Diante desse quadro, o presente trabalho monográfico traz uma proposta de retratar essa trajetória a partir de dois eixos: teoria da interdisciplinaridade e dos múltiplos letramentos. Cumpre destacar que tais eixos encontram-se articulados às categorias da pesquisa qualitativa. ___________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis research analyzes my practice as an educator, with ten years’ experience and only a high school diploma. I show my life's journey in multiple literacies and practices of interdisciplinary ways in the context of the Municipal School Fazenda Santo Antonio das Palmeiras Formosa- Goiás. When I arrived at the University, the teacher training process and studies of the theoretical concepts show me I was the protagonist of an oppressive and exclusionary education. Throughout this appropriation of concepts, the teaching/learning process is continuously reconstructed and I saw myself as a social being able to transform myself no longer to be a mere object of the classifier system, but rather a necessary tool in the commitment to transforming education. The main source of research was the experience of teaching and the multiple literacies in classroom. Given this situation, this monograph brings a proposal to portray this trajectory from two axes: theory and interdisciplinarity of multiple literacies. It is worth noting that these axes are linked to the categories of qualitative research.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordProfessores - formaçãoen
dc.subject.keywordAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãoen
dc.subject.keywordLetramentoen
dc.titlePráticas de letramentos múltiplos e interdisciplinaridade na formação docente : o antes e o depoisen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2013-06-05T22:39:30Z-
dc.date.available2013-06-05T22:39:30Z-
dc.date.issued2013-06-05T22:39:30Z-
dc.date.submitted2013-03-02-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/5297-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Linguagens, Artes e Literatura



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons