Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Sousa, Rosineide Magalhães de | - |
dc.contributor.author | Couto, Simone Rodrigues Babosa | - |
dc.identifier.citation | COUTO, Simone Rodrigues Babosa. Práticas de letramentos múltiplos e interdisciplinaridade na formação docente: o antes e o depois. 2013. [106] f., il. Monografia (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Planaltina, 2013. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Licenciatura em Educação do Campo, 2013. | en |
dc.description.abstract | Esta pesquisa consiste em analisar minhas práticas como educadora, com dez anos de experiência e apenas o Ensino Médio. Eu mostro o percurso de minha vida no caminho das práticas de letramentos múltiplos e da interdisciplinaridade, no contexto da Escola Municipal Fazenda Santo Antonio das Palmeiras Formosa - Goiás. Ao chegar à Universidade, com o processo de formação docente e os estudos das concepções teóricas, percebi que era protagonista de uma educação opressora e excludente. Ao longo dessa apropriação de conceitos, o processo de ensino/aprendizagem se reconstrói ininterruptamente e eu me vi como ser social capaz de me transformar para não ser mais um mero objeto do sistema classificador, mas sim uma ferramenta necessária no compromisso com a educação transformadora. A principal fonte de pesquisa foi à experiência de docência e os múltiplos letramentos na prática pedagógica. Diante desse quadro, o presente trabalho monográfico traz uma proposta de retratar essa trajetória a partir de dois eixos: teoria da interdisciplinaridade e dos múltiplos letramentos. Cumpre destacar que tais eixos encontram-se articulados às categorias da pesquisa qualitativa. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT | en |
dc.description.abstract | This research analyzes my practice as an educator, with ten years’ experience and only a high school diploma. I show my life's journey in multiple literacies and practices of interdisciplinary ways in the context of the Municipal School Fazenda Santo Antonio das Palmeiras Formosa- Goiás. When I arrived at the University, the teacher training process and studies of the theoretical concepts show me I was the protagonist of an oppressive and exclusionary education. Throughout this appropriation of concepts, the teaching/learning process is continuously reconstructed and I saw myself as a social being able to transform myself no longer to be a mere object of the classifier system, but rather a necessary tool in the commitment to transforming education. The main source of research was the experience of teaching and the multiple literacies in classroom. Given this situation, this monograph brings a proposal to portray this trajectory from two axes: theory and interdisciplinarity of multiple literacies. It is worth noting that these axes are linked to the categories of qualitative research. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Professores - formação | en |
dc.subject.keyword | Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação | en |
dc.subject.keyword | Letramento | en |
dc.title | Práticas de letramentos múltiplos e interdisciplinaridade na formação docente : o antes e o depois | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2013-06-05T22:39:30Z | - |
dc.date.available | 2013-06-05T22:39:30Z | - |
dc.date.issued | 2013-06-05T22:39:30Z | - |
dc.date.submitted | 2013-03-02 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/5297 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Educação do Campo - Linguagens, Artes e Literatura
|