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https://bdm.unb.br/handle/10483/5289Arquivos neste item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| 2012_Dâmaris Bacon Carvalho.pdf | 891,1 kB | Adobe PDF | ver/abrir |
| Título: | A variação linguística nos livros didáticos : ensino fundamental e educação de jovens e adultos em foco |
| Autor(es): | Carvalho, Dâmaris Bacon |
| Orientador(es): | Rodrigues, Ulisdete Rodrigues de Souza |
| Assunto: | Livros didáticos Sociolinguística Educação de Jovens e Adultos (EJA) |
| Data de apresentação: | 2012 |
| Data de publicação: | 5-Jun-2013 |
| Referência: | CARVALHO, Dâmaris Bacon. A variação linguística nos livros didáticos: ensino fundamental e educação de jovens e adultos em foco. 2012. 54 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2012. |
| Resumo: | Este trabalho pretende, numa perspectiva sociolinguística, analisar o tratamento da variação linguística nos livros didáticos de forma panorâmica e constrativa entre os dois tipos de ensino, fundamental e EJA. O objetivo é verificar e avaliar o uso da variação linguística pelos livros didáticos, seu o encaixe com a normatização da língua, o cumprimento das leis e diretrizes educacionais e a coerência do tratamento do fenômeno nos livros dos respectivos ensinos em relação ao perfil dos estudantes. A pesquisa parte de um trabalho documental e de campo, ou seja, coleta de dados nos livros didáticos e entrevistas com professores sobre a inserção da variação no ensino, com base nos textos Marcos Bagno (2000, 2003 e 2007), Juliana Bergmann e Jeferson Ferro (2008), Stella Bortoni-Ricardo (2004, 2008 e 2010), Carlos A. Faraco (1991 e 2008), Paulo Freire (1967), João Geraldi (1996), Miriam Lemle (1993), Maria C. Mollica (2007), Beth Marchuschi e Maria das Graças Costa Val (2008), Maria Helena M. Mateus (2005), PCN (1998), LDB (2010) e gramáticas de Evanildo Bechara (2009), Celso Cunha (2008) e Mário Perini (2000 e 2010). A conclusão obtida é a de que os livros didáticos apresentam grande deficiência na apresentação e tratamento da variação linguística juntamente com a normatização e que os professores não estão preparados para fazerem as devidas adequações e suprirem essa necessidade, o que, por conseguinte, prejudica a evolução do ensino-aprendizagem e a relação professor e aluno. |
| Informações adicionais: | Monografia (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2012. |
| Aparece na Coleção: | Letras - Português |
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