Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Ulisdete Rodrigues de Souza | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Dâmaris Bacon | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Dâmaris Bacon. A variação linguística nos livros didáticos: ensino fundamental e educação de jovens e adultos em foco. 2012. 54 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2012. | en |
dc.description | Monografia (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2012. | en |
dc.description.abstract | Este trabalho pretende, numa perspectiva sociolinguística, analisar o tratamento da variação linguística nos livros didáticos de forma panorâmica e constrativa entre os dois tipos de ensino, fundamental e EJA. O objetivo é verificar e avaliar o uso da variação linguística
pelos livros didáticos, seu o encaixe com a normatização da língua, o cumprimento das leis e diretrizes educacionais e a coerência do tratamento do fenômeno nos livros dos respectivos ensinos em relação ao perfil dos estudantes. A pesquisa parte de um trabalho documental e de campo, ou seja, coleta de dados nos livros didáticos e entrevistas com professores sobre a inserção da variação no ensino, com base nos textos Marcos Bagno (2000, 2003 e 2007), Juliana Bergmann e Jeferson Ferro (2008), Stella Bortoni-Ricardo (2004, 2008 e 2010), Carlos A. Faraco (1991 e 2008), Paulo Freire (1967), João Geraldi (1996), Miriam Lemle (1993), Maria C. Mollica (2007), Beth Marchuschi e Maria das Graças Costa Val (2008), Maria Helena M. Mateus (2005), PCN (1998), LDB (2010) e gramáticas de Evanildo Bechara (2009), Celso Cunha (2008) e Mário Perini (2000 e 2010). A conclusão obtida é a de que os livros didáticos apresentam grande deficiência na apresentação e tratamento da variação linguística juntamente com a normatização e que os professores não estão preparados para fazerem as devidas adequações e suprirem essa necessidade, o que, por conseguinte, prejudica a evolução do ensino-aprendizagem e a relação professor e aluno. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Livros didáticos | en |
dc.subject.keyword | Sociolinguística | en |
dc.subject.keyword | Educação de Jovens e Adultos (EJA) | en |
dc.title | A variação linguística nos livros didáticos : ensino fundamental e educação de jovens e adultos em foco | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2013-06-05T15:38:16Z | - |
dc.date.available | 2013-06-05T15:38:16Z | - |
dc.date.issued | 2013-06-05T15:38:16Z | - |
dc.date.submitted | 2012 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/5289 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
|