Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/5283
Título: | Teatro do oprimido no ensino médio e os aspectos sociais e educativos que o englobam |
Autor(es): | Marques, Karina de Carvalho |
Orientador(es): | Silva, Noeli Turle da Garcia, Silvia Beatriz Paes |
Assunto: | Teatro na educação |
Data de apresentação: | 2013 |
Data de publicação: | 5-Jun-2013 |
Referência: | MARQUES, Karina de Carvalho. Teatro do oprimido no ensino médio e os aspectos sociais e educativos que o englobam. 2013. 41 f., il. Monografia (Licenciatura em Teatro)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | O presente trabalho tem como propósito analisar o desenvolvimento de ações
teatrais na escola, especificamente no Ensino Médio abordando a História da Arte –
Educação no Brasil através postulados e de estudos de renomados educadores e
pesquisadores como Japiassu, Koudela, Barbosa, Reverbel, Fusari e Ferraz,
Courtney, entre outros. Com base nas técnicas do Teatro do Oprimido desenvolvidas
por Augusto Boal, mais precisamente utilizando a técnica do Teatro-Fórum, busca identificar formas de contribuição na resolução de conflitos no ambiente escolar. O estudo está fundamentado em pesquisas bibliográficas e de campo com abordagem qualitativa de caráter exploratório, que, segundo Gil (2002), assume em geral as formas de pesquisa descritiva. Como técnica de levantamento de dados, o estudo utilizou-se de observação não participante e aplicação de entrevistas informais. Os principais resultados apontam para a possibilidade da experiência com cenas fórum ser positiva à medida que traz para a escola uma forma pacífica, diferenciada e crítica para que a comunidade escolar possa debater e encontrar soluções para questões de conflitos vividas dentro das instituições de ensino formal do país. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa Pró-Licenciatura, Licenciatura em Teatro a Distância, 2013. |
Aparece na Coleção: | Teatro
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons