Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5283
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_KarinadeCarvalhoMarques.pdf375,14 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSilva, Noeli Turle da-
dc.contributor.advisorGarcia, Silvia Beatriz Paes-
dc.contributor.authorMarques, Karina de Carvalho-
dc.identifier.citationMARQUES, Karina de Carvalho. Teatro do oprimido no ensino médio e os aspectos sociais e educativos que o englobam. 2013. 41 f., il. Monografia (Licenciatura em Teatro)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa Pró-Licenciatura, Licenciatura em Teatro a Distância, 2013.en
dc.description.abstractO presente trabalho tem como propósito analisar o desenvolvimento de ações teatrais na escola, especificamente no Ensino Médio abordando a História da Arte – Educação no Brasil através postulados e de estudos de renomados educadores e pesquisadores como Japiassu, Koudela, Barbosa, Reverbel, Fusari e Ferraz, Courtney, entre outros. Com base nas técnicas do Teatro do Oprimido desenvolvidas por Augusto Boal, mais precisamente utilizando a técnica do Teatro-Fórum, busca identificar formas de contribuição na resolução de conflitos no ambiente escolar. O estudo está fundamentado em pesquisas bibliográficas e de campo com abordagem qualitativa de caráter exploratório, que, segundo Gil (2002), assume em geral as formas de pesquisa descritiva. Como técnica de levantamento de dados, o estudo utilizou-se de observação não participante e aplicação de entrevistas informais. Os principais resultados apontam para a possibilidade da experiência com cenas fórum ser positiva à medida que traz para a escola uma forma pacífica, diferenciada e crítica para que a comunidade escolar possa debater e encontrar soluções para questões de conflitos vividas dentro das instituições de ensino formal do país.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordTeatro na educaçãoen
dc.titleTeatro do oprimido no ensino médio e os aspectos sociais e educativos que o englobamen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2013-06-05T14:11:59Z-
dc.date.available2013-06-05T14:11:59Z-
dc.date.issued2013-06-05T14:11:59Z-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/5283-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Teatro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons