Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5283
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_KarinadeCarvalhoMarques.pdf375,14 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Teatro do oprimido no ensino médio e os aspectos sociais e educativos que o englobam
Autor(es): Marques, Karina de Carvalho
Orientador(es): Silva, Noeli Turle da
Garcia, Silvia Beatriz Paes
Assunto: Teatro na educação
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 5-Jun-2013
Referência: MARQUES, Karina de Carvalho. Teatro do oprimido no ensino médio e os aspectos sociais e educativos que o englobam. 2013. 41 f., il. Monografia (Licenciatura em Teatro)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho tem como propósito analisar o desenvolvimento de ações teatrais na escola, especificamente no Ensino Médio abordando a História da Arte – Educação no Brasil através postulados e de estudos de renomados educadores e pesquisadores como Japiassu, Koudela, Barbosa, Reverbel, Fusari e Ferraz, Courtney, entre outros. Com base nas técnicas do Teatro do Oprimido desenvolvidas por Augusto Boal, mais precisamente utilizando a técnica do Teatro-Fórum, busca identificar formas de contribuição na resolução de conflitos no ambiente escolar. O estudo está fundamentado em pesquisas bibliográficas e de campo com abordagem qualitativa de caráter exploratório, que, segundo Gil (2002), assume em geral as formas de pesquisa descritiva. Como técnica de levantamento de dados, o estudo utilizou-se de observação não participante e aplicação de entrevistas informais. Os principais resultados apontam para a possibilidade da experiência com cenas fórum ser positiva à medida que traz para a escola uma forma pacífica, diferenciada e crítica para que a comunidade escolar possa debater e encontrar soluções para questões de conflitos vividas dentro das instituições de ensino formal do país.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa Pró-Licenciatura, Licenciatura em Teatro a Distância, 2013.
Aparece na Coleção:Teatro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons