Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5256
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_DaniellePeresGonzagaMoura.pdf493,48 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Políticas públicas de turismo voltadas para a inclusão social de pessoas com deficiência
Autor(es): Moura, Danielle Peres Gonzaga
Orientador(es): Spezia, Domingos Sávio
Assunto: Inclusão social
Pessoas com deficiência
Turismo - políticas públicas
Turismo e Estado
Data de apresentação: 6-Mar-2013
Data de publicação: 4-Jun-2013
Referência: MOURA, Danielle Peres Gonzaga. Políticas públicas de turismo voltadas para a inclusão social de pessoas com deficiência. 2013. 78 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Um dos maiores desafios da sociedade brasileira contemporânea é o enfrentamento da questão da igualdade e da exclusão social. Estima-se que existam aproximadamente 45 milhões de pessoas com deficiência no Brasil, muitas delas ainda impedidas de usufruir de atividades de lazer e de turismo devido às suas limitações físicas e à falta de adaptação do meio. O objetivo deste trabalho consiste em verificar se as políticas públicas de turismo voltadas para pessoas com deficiência têm conseguido atender as demandas por inclusão desse segmento social. Para tanto foi realizada uma pesquisa qualitativa por meio de entrevistas com roteiros semiestruturados. Participaram da pesquisa 9 gestores escolhidos entre representantes do Poder Público, de associações representativas do trade turístico privado e de associações de pessoas com deficiência. Como resultados, a pesquisa aponta que o Poder Público tem atentado para a problemática e buscado criar e implementar políticas direcionadas a esse segmento, no entanto as pessoas com deficiência consideram que o que tem sido feito não é suficiente para incluí-las, de fato, nas atividades turísticas. Percebeu-se ainda que a iniciativa privada não considera a pessoa com deficiência como público consumidor e que não são feitas pesquisas para conhecer o perfil e as necessidades desse segmento.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2013.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons