Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5247
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_JuliaAlvesLacerda.pdf1,5 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Microcrédito : uma alavanca para o desenvolvimento de micro empreendimentos e uma ferramenta para o desenvolvimento econômico e social
Autor(es): Lacerda, Julia Alves
Orientador(es): Pinheiro, Danielle Sandi
Assunto: Pequenas e médias empresas
Desenvolvimento econômico
Desenvolvimento social
Microfinanças
Microcrédito
Data de apresentação: 20-Fev-2013
Data de publicação: 4-Jun-2013
Referência: LACERDA, Julia Alves. Microcrédito: uma alavanca para o desenvolvimento de micro empreendimentos e uma ferramenta para o desenvolvimento econômico e social. 2013. 80 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O microcrédito tem sido apontado nos últimos anos como uma alternativa para o desenvolvimento, através da inclusão produtiva, das classes menos favorecidas, ao dar o direito a cada cidadão de exercer seu espirito empreendedor, gerando renda, trabalho e riquezas a partir de negócios próprios. O microcrédito democratiza o acesso ao crédito e por isso é considerado um instrumento de extrema importância para as políticas de desenvolvimento econômico e social. O microcrédito pode ser utilizado como uma ferramenta estratégica para o desenvolvimento da economia em seus setores menos favorecidos, pois beneficia formas alternativas de ocupação e o aumento da produtividade dos pequenos empreendimentos. O microcrédito é também um importante instrumento no combate à pobreza, uma vez que contribui para a melhoria da qualidade de vida daqueles que finalmente tem acesso ao crédito. Juntamente à sua importância social e econômica, o microcrédito é também um estimulo para o empreendedorismo ao dar condições para pessoas em situações menos favorecidas colocarem em prática suas idéias e habilidades. O microcrédito tem o papel de funcionar como uma forma de sustentabilidade do pequeno negócio ao fornecer capital para investir em estoque e capital de giro, assim como em melhorias e/ou ampliação do empreendimento. Este trabalho propõe-se a fazer um apanhado geral sobre o microcrédito no Brasil, destacando sua relevância para o desenvolvimento de micro empreendimentos e sua função como ferramenta para o avanço econômico e social.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2013.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons