Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5244
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_ClarissaPimentelPortugal.pdf357,49 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Equilíbrio em cena : um estudo de caso
Autor(es): Portugal, Clarissa Pimentel
Orientador(es): Lignelli, César
Assunto: Representação teatral
Performance (Arte)
Data de apresentação: Mar-2013
Data de publicação: 3-Jun-2013
Referência: PORTUGAL, Clarissa Pimentel. Equilíbrio em cena: um estudo de caso. 2013. 39 f. Monografia (Bacharelado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo a análise do espetáculo “Quem disse que não”, precisamente a cena “Termina com A”, tendo em vista suas implicações ao entendimento do equilíbrio em cena. Para tal, utilizo conceitos básicos da física, da neurociência e apontamentos históricos acerca da evolução humana, aproximando-as à performance. “Quem disse que não” pode ser compreendido como um híbrido entre e o teatro e a performance, possuindo características de um e do outro, tornando-o pertencente ao teatro performativo, e a cena específica, “Termina com A”, possui forte caráter performático ao debruçar-se sobre a ação realizada em cena, cujo foco, nesse caso, é sobre a fala. A análise do equilíbrio se dá desde níveis individuais entre razão e emoção, que implica na pesquisa das reações neurológicas e bioquímicas do ser humano, como em instâncias coletivas, que levam em consideração a evolução da humanidade até a nossa complexa estrutura social. Como o espetáculo é contemporâneo e lida com questões atuais, tanto no sentido global como individual, é justo a abordagem através desses dois parâmetros, levando em conta que a utilização de complementares também resulta na percepção do que é como se dá o equilíbrio.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2013.
Aparece na Coleção:Artes Cênicas - Interpretação Teatral



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons