Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5237
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_PhelippeKauadosSantosMaia.pdf1,03 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O significado do falsificado : estudo do comportamento da consumidora de bolsas
Autor(es): Maia, Phelippe Kauã dos Santos
Orientador(es): Alfinito, Solange
Assunto: Falsificação
Mercado de luxo
Comportamento do consumidor
Produtos piratas
Produtos de luxo
Data de apresentação: 20-Fev-2013
Data de publicação: 3-Jun-2013
Referência: MAIA, Phelippe Kauã dos Santos. O significado do falsificado: estudo do comportamento da consumidora de bolsas. 2013. 70 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O ato de carregar uma bolsa de luxo é uma experiência muitas vezes indescritível e que pode ultrapassar o simples valor utilitário de transportar pertences, alcançando-se a gratificação e a ostentação - características que tornam a bolsa um artigo muito desejado. Muitas consumidoras não têm condições de pagar pelos altos preços cobrados e partem para versões falsificadas, essas são vendidas a preços muito inferiores se comparadas as suas versões originais. O presente trabalho buscou avaliar as atitudes dos consumidores em relação à compra de bolsas de marcas de luxo falsificadas em Brasília. Foi realizado um estudo quantitativo que contou com a participação de 458 consumidoras de bolsas no Distrito Federal. Foram identificados quatro perfis segundo a posse de bolsa das respondentes: a “democrática”, tem bolsas originais e falsificadas; a “popular” tem apenas bolsas falsificadas; a “indiferente” não tem bolsas de luxo originais ou falsificadas; e, a “luxuosa” tem somente bolsas de luxo originais. Por meio da utilização da escala de julgamento e significado do produto pôde-se identificar que tanto os produtos de luxo originais quanto as versões falsificadas relacionam-se ao significado simbólico. O estudo também agregou conhecimentos novos inerentes à mobilidade social e percepção de futuro social relacionados ao consumo de produtos de luxo originais e falsificados. Acredita-se que o estudo possa servir como insumo para empresas, governo e academia quanto ao tratamento e compreensão da problemática da falsificação ao explorar os perfis e sentidos do comportamento dos consumidores de bolsas femininas em Brasília.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2013.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons