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Título: Percepção socioeconômica dos alunos do ensino fundamental da EE Ernestina Loureiro Miranda de Itapetininga - SP com relação ao desenvolvimento urbano e social
Autor(es): Cases, Daniela Aparecida Rolim Marcondes
Orientador(es): Steinke, Valdir Adilson
Assunto: Desigualdade social
Desenvolvimento social
Urbanização
Estudantes do ensino de primeiro grau
Data de apresentação: 15-Dez-2012
Data de publicação: 3-Jun-2013
Referência: CASES, Daniela Aparecida Rolim Marcondes. Percepção socioeconômica dos alunos do ensino fundamental da EE Ernestina Loureiro Miranda de Itapetininga - SP com relação ao desenvolvimento urbano e social. 2012. 56 f., il. Monografia (Licenciatura em Geografia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Itapetininga-SP, 2012.
Resumo: O crescimento populacional desordenado das cidades tem favorecido ainda mais as diferenças socioeconômicas. O mundo tem se deparado com um grande abismo entre classes, apenas uma pequena parcela de indivíduos têm acesso a escolas de boa qualidade, cursos de aperfeiçoamento profissional, moradia e saneamento básico, trabalho remunerado, alimentação necessária ao desenvolvimento humano, além de acesso a áreas de lazer e cultura desprovendo a maior parte da população de seu direito à vida, a liberdade, a igualdade, a dignidade, a segurança e a propriedade, princípios necessários à cidadania. Apenas uma educação integral comprometida com a formação voltada à cidadania, viabilizará ao aluno, agente social, a compreensão do espaço em que vive e das políticas públicas destinadas ao bem estar da sociedade, fomentando a formação de um novo indivíduo, àquele que por motivos próprios é movido ao trabalho visando sempre o bem da coletividade. A presente pesquisa, realizada na EE Ernestina Loureiro Miranda de Itapetininga - SP tem como objetivo geral compreender a percepção socioeconômica dos alunos com relação ao desenvolvimento urbano e social. Os procedimentos metodológicos se deram da seguinte forma: inicialmente foi elaborado um questionário (Anexo A) contendo dez questões com opções de múltipla escolha sobre os impactos mais importantes causados pela urbanização e logo em seguida distribuídas para cento e vinte alunos, através da técnica aleatória simples, onde uma turma de Ensino Fundamental, Ciclo II, foi escolhida ao acaso. A aplicação dos questionários foi para descobrir a percepção dos alunos com relação ao tema, assim como identificar com que freqüência à escola aborda os temas socioeconômicos local. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT
The population growth of cities has favored disordered further socioeconomic differences. The world has come across a great gulf between classes, only a small number of individuals have access to good quality schools, professional development courses, housing and sanitation, paid work, food necessary for human development, and access to areas leisure and culture depriving the majority of the population of their right to life, liberty, equality, dignity, safety and ownership, principles necessary to citizenship. Only a comprehensive education committed to training focused on citizenship, will enable the student, social worker, understanding the living space and public policies aimed at the welfare of society by promoting the formation of a new individual, one who for their own reasons is moved to work always seeking the good of the community. This survey, conducted in EE Ernestina Miranda Loureiro Itapetininga - SP aims to understand the general perception of socioeconomic students in relation to urban and social development. The methodological procedures are given as follows: initially we designed a questionnaire (Appendix A) containing ten questions with multiple choice options on the most important impacts caused by urbanization and then immediately distributed to one hundred and twenty students, by simple random technique where a group of elementary school, Cycle II, was chosen at random. The questionnaires was to discover the perceptions of students in relation to the theme, as well as identify how often the school addresses socioeconomic themes site.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, 2012. Curso de Licenciatura em Geografia a Distância.
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