Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5231
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_JuliandeSouzaBlasco.pdf1,84 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Uma análise das parcerias para a realização da logística reversa de peças e componentes na cadeia de suprimentos do segmento automobilístico
Autor(es): Blasco, Julian de Souza
Orientador(es): Santos, Patricia Guarnieri dos
Assunto: Indústria automobilística
Automóveis - peças
Logística empresarial
Logística reversa
Automóveis
Data de apresentação: 20-Fev-2013
Data de publicação: 3-Jun-2013
Referência: BLASCO, Julian de Souza. Uma análise das parcerias para a realização da logística reversa de peças e componentes na cadeia de suprimentos do segmento automobilístico. 2013. 125 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O surgimento de legislações ambientais restritivas e a crescente preocupação ecológica dos consumidores têm provocado o surgimento de práticas empresariais permeadas por responsabilidade ambiental, o que têm atraído maior atenção para as atividades de logística reversa. Nesse contexto, o objetivo da presente pesquisa foi analisar o perfil das parcerias na cadeia de suprimentos do segmento automobilístico relacionado à realização da logística reversa de peças e componentes. Para atender este objetivo foi realizada uma pesquisa aplicada, descritiva e quali-qualitativa, cujo procedimento técnico utilizado foi o estudo de caso na cadeia de suprimentos do segmento automobilístico, abrangendo seus principais membros: fornecedores, montadoras, concessionárias e operadores logísticos. A coleta de dados ocorreu por meio de questionários enviados às empresas participantes, análise documental e roteiro de entrevista semi-estruturado, sendo este último instrumento aplicado exclusivamente com concessionárias estabelecidas no DF, a fim de complementar os resultados obtidos. Portanto, de acordo com os resultados obtidos, verificou-se que não há uma integração entre os diferentes membros da cadeia de suprimentos automobilística para a realização de atividades de logística reversa, havendo divergência entre as percepções que envolvem parcerias para operar nos canais reversos de pós-venda de peças e componentes. Este fato denota a falta de alinhamento das práticas relativas à logística reversa e parcerias e dificulta o atendimento à PNRS, nas empresas pesquisadas. A contribuição deste trabalho reside na consideração das parcerias para o atendimento da responsabilidade compartilhada, estabelecida na PNRS, entre os membros da cadeia de suprimentos automobilística, o que pode se constituir em ponto de partida para discussões acerca do assunto no âmbito empresarial e, motivar mais pesquisas na área no âmbito acadêmico.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2013.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons