Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5229
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AlexdaSilvaDourado.pdf737,42 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Fatores estruturais das políticas de EJA que impactam na permanência e nas interrupções do percurso escolar dos alunos de EJA
Autor(es): Dourado, Alex da Silva
Orientador(es): Lisniowski, Simone Aparecida
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Evasão escolar
Direito à educação
Data de apresentação: 12-Mar-2013
Data de publicação: 29-Mai-2013
Referência: DOURADO, Alex da Silva. Fatores estruturais das políticas de EJA que impactam na permanência e nas interrupções do percurso escolar dos alunos de EJA. 2013. 83 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Carinhanha-BA, 2013.
Resumo: Esta pesquisa analisou alguns fatores estruturais que impactam na permanência e na evasão dos alunos da Educação de Jovens e Adultos, do Ensino Fundamental no Município de Carinhanha – BA: Escola Municipal São Jerônimo, onde funcionou em 2011 a Educação de Jovens e Adultos sendo que a pesquisa frisou o Segmento I com as seguintes turmas: Uma de (1ª e 2ª) no vespertino e duas de (3ª e 4ª) no turno noturno. O objetivo desse trabalho foi a investigação dos fatores estruturais que impactam na permanência e na evasão dos alunos no processo escolar. Trata-se de uma pesquisa de campo exploratória por meio da abordagem qualitativa e quantitativa, com coleta de dados com alunos, professores e gestores. Na fundamentação teórica lançamos mão de escritos de autores para aprofundamento teórico, dentre os quais destacamos Campus (2003), Souza M. A. (2007), Cury (2007), Paiva (1997, 2004, 2008), Oliveira (2004), Khol (2005), entre outros, bem como legislação, programas de Educação de Jovens e Adultos e outros textos referentes ao tema. Na coleta de dados, fez-se uso de instrumentos de pesquisa como: análise documental (diários de classe, atas de resultados finais); observações contínuas; aplicação de questionário com 10 alunos, 1 gestora e 1 ex-coordenadora de EJA. Os resultados dessa pesquisa apontaram como causa principal para a não permanência dos alunos de EJA, a carga excessiva de trabalho e a falta de políticas públicas para garantir a permanência desses alunos na escola.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons