Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5225
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_CamilaPaulaLopesSoares.pdf1,5 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Teatro negro como arte política : uma (re)interpretação da problemática racial na montagem do espetáculo Pentes
Autor(es): Soares, Camila Paula Lopes
Orientador(es): Veloso, Jorge das Graças
Assunto: Personagens no teatro
Política na arte
Negros nas artes cênicas
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 29-Mai-2013
Referência: SOARES, Camila Paula Lopes Soares. Teatro negro como arte política: uma (re)interpretação da problemática racial na montagem do espetáculo Pentes. 2013. 57 f., il. Monografia (Bacharelado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho é o resultado monográfico do curso de Bacharelado em Interpretação, que busca apontar o teatro como manipulador-político social da (re)interpretação de uma realidade cotidiana, ampliando o olhar para a problemática racial, levantando temas como racismo, mito da “democracia racial”, e o processo de construção identitária do corpo negro. Para isso, defendo a construção do espetáculo “Pentes” como uma expressão da linguagem do teatro negro e busco refletir a sua estética e “forma” de (re)interpretação social como arte política. Divido esta pesquisa em três capítulos que refletem a minha trajetória de vida e também a escolha da linha dramatúrgica do presente espetáculo; sendo eles: a negação, transição e afirmação. Desta maneira, nos dois primeiros, busco levantar algumas negações e transições da problemática racial no país, para assim, chegar ao último capítulo que dedico à afirmação da construção da cena “Pentes”, na qual busco colocar a importância da afirmação dos cabelos crespos como forma de resgate de identificação. Todo esse estudo está embasado nos conhecimentos dos Estudos Culturais, que tem um histórico de questionamento sobre o estabelecimento de hierarquias e alteridades entre as formas e práticas culturais. Essa linha de pesquisa dialoga diretamente com os meus anseios teatrais, pois ela busca instrumentalizar o saber conquistado em prol de uma nítida intervenção na esfera político social.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2013.
Aparece na Coleção:Artes Cênicas - Interpretação Teatral



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons