Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5225
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_CamilaPaulaLopesSoares.pdf1,5 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorVeloso, Jorge das Graças-
dc.contributor.authorSoares, Camila Paula Lopes-
dc.identifier.citationSOARES, Camila Paula Lopes Soares. Teatro negro como arte política: uma (re)interpretação da problemática racial na montagem do espetáculo Pentes. 2013. 57 f., il. Monografia (Bacharelado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2013.en
dc.description.abstractO presente trabalho é o resultado monográfico do curso de Bacharelado em Interpretação, que busca apontar o teatro como manipulador-político social da (re)interpretação de uma realidade cotidiana, ampliando o olhar para a problemática racial, levantando temas como racismo, mito da “democracia racial”, e o processo de construção identitária do corpo negro. Para isso, defendo a construção do espetáculo “Pentes” como uma expressão da linguagem do teatro negro e busco refletir a sua estética e “forma” de (re)interpretação social como arte política. Divido esta pesquisa em três capítulos que refletem a minha trajetória de vida e também a escolha da linha dramatúrgica do presente espetáculo; sendo eles: a negação, transição e afirmação. Desta maneira, nos dois primeiros, busco levantar algumas negações e transições da problemática racial no país, para assim, chegar ao último capítulo que dedico à afirmação da construção da cena “Pentes”, na qual busco colocar a importância da afirmação dos cabelos crespos como forma de resgate de identificação. Todo esse estudo está embasado nos conhecimentos dos Estudos Culturais, que tem um histórico de questionamento sobre o estabelecimento de hierarquias e alteridades entre as formas e práticas culturais. Essa linha de pesquisa dialoga diretamente com os meus anseios teatrais, pois ela busca instrumentalizar o saber conquistado em prol de uma nítida intervenção na esfera político social.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordPersonagens no teatroen
dc.subject.keywordPolítica na arteen
dc.subject.keywordNegros nas artes cênicasen
dc.titleTeatro negro como arte política : uma (re)interpretação da problemática racial na montagem do espetáculo Pentesen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2013-05-29T14:10:52Z-
dc.date.available2013-05-29T14:10:52Z-
dc.date.issued2013-05-29T14:10:52Z-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/5225-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Artes Cênicas - Interpretação Teatral



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons