Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Veloso, Jorge das Graças | - |
dc.contributor.author | Soares, Camila Paula Lopes | - |
dc.identifier.citation | SOARES, Camila Paula Lopes Soares. Teatro negro como arte política: uma (re)interpretação da problemática racial na montagem do espetáculo Pentes. 2013. 57 f., il. Monografia (Bacharelado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2013. | en |
dc.description.abstract | O presente trabalho é o resultado monográfico do curso de Bacharelado em Interpretação, que busca apontar o teatro como manipulador-político social da (re)interpretação de uma realidade cotidiana, ampliando o olhar para a problemática racial, levantando temas como racismo, mito da “democracia racial”, e o processo de construção identitária do corpo negro. Para isso, defendo a construção do espetáculo “Pentes” como uma expressão da linguagem do teatro negro e busco refletir a sua estética e “forma” de (re)interpretação social como arte política. Divido esta pesquisa em três capítulos que refletem a minha trajetória de vida e também a escolha da linha dramatúrgica do presente espetáculo; sendo eles: a negação, transição e afirmação. Desta maneira, nos dois primeiros, busco levantar algumas negações e transições da problemática racial no país, para assim, chegar ao último capítulo que dedico à afirmação da construção da cena “Pentes”, na qual busco colocar a importância da afirmação dos cabelos crespos como forma de resgate de identificação. Todo esse estudo está embasado nos conhecimentos dos Estudos Culturais, que tem um histórico de questionamento sobre o estabelecimento de hierarquias e alteridades entre as formas e práticas culturais. Essa linha de pesquisa dialoga diretamente com os meus anseios teatrais, pois ela busca instrumentalizar o saber conquistado em prol de uma nítida intervenção na esfera político social. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Personagens no teatro | en |
dc.subject.keyword | Política na arte | en |
dc.subject.keyword | Negros nas artes cênicas | en |
dc.title | Teatro negro como arte política : uma (re)interpretação da problemática racial na montagem do espetáculo Pentes | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | en |
dc.date.accessioned | 2013-05-29T14:10:52Z | - |
dc.date.available | 2013-05-29T14:10:52Z | - |
dc.date.issued | 2013-05-29T14:10:52Z | - |
dc.date.submitted | 2013 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/5225 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Artes Cênicas - Interpretação Teatral
|