Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5213
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_GustavodeOliveiraAlves.pdf435,01 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Domínio e importância de competências no Curso de Administração da Universidade de Brasília : percepção de alunos do primeiro semestre e de concluintes/egressos
Autor(es): Alves, Gustavo de Oliveira
Orientador(es): Odelius, Catarina Cecília
Assunto: Administração - ensino superior
Estudantes universitários
Universidade de Brasília (UnB)
Data de apresentação: 20-Fev-2013
Data de publicação: 29-Mai-2013
Referência: ALVES, Gustavo de Oliveira. Domínio e importância de competências no Curso de Administração da Universidade de Brasília: percepção de alunos do primeiro semestre e de concluintes/egressos. 2013. 71 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este estudo teve como objetivo identificar o grau de domínio percebido e importância atribuída pelos alunos do primeiro semestre de administração e de concluintes/egressos quanto às competências propostas pelo MEC para o curso de administração. A definição de competência adotada foi desenvolvida por Fleury e Fleury (2001) como sendo: “um agir responsável e reconhecido, que implica mobilizar, integrar, transferir conhecimento, recursos, habilidades, que agregam valor econômico à organização e valor social ao indivíduo”. Baseada em uma abordagem quantitativa, a pesquisa caracterizou-se como sendo descritiva, de campo e documental. A amostra foi composta por alunos do primeiro semestre e concluintes/egressos. Os dados foram coletados por meio do questionário desenvolvido por Godoy e Forte (2007). Foram feitas estatísticas descritivas, como média, desvio padrão e frequência de cada item do questionário e utilizado o teste de Kruskal-Wallis para comparação das medianas obtidas pelos alunos do primeiro semestre e os concluintes/egressos, em relação aos quatro fatores e suas variáveis. Análise documental permitiu caracterizar o referido curso. As competências foram classificadas em quatro categorias: competências sociais, competência de soluções de problemas, competência técnico-profissionais e competências de comunicação. Foi identificado haver diferenças significativas de competências técnico-profissionais e de comunicação, entre os iniciantes e os concluintes/egressos, o que não ocorreu com as competência sociais e de solução de problemas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2013.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons