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dc.contributor.advisorOdelius, Catarina Cecília-
dc.contributor.authorAlves, Gustavo de Oliveira-
dc.identifier.citationALVES, Gustavo de Oliveira. Domínio e importância de competências no Curso de Administração da Universidade de Brasília: percepção de alunos do primeiro semestre e de concluintes/egressos. 2013. 71 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2013.en
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo identificar o grau de domínio percebido e importância atribuída pelos alunos do primeiro semestre de administração e de concluintes/egressos quanto às competências propostas pelo MEC para o curso de administração. A definição de competência adotada foi desenvolvida por Fleury e Fleury (2001) como sendo: “um agir responsável e reconhecido, que implica mobilizar, integrar, transferir conhecimento, recursos, habilidades, que agregam valor econômico à organização e valor social ao indivíduo”. Baseada em uma abordagem quantitativa, a pesquisa caracterizou-se como sendo descritiva, de campo e documental. A amostra foi composta por alunos do primeiro semestre e concluintes/egressos. Os dados foram coletados por meio do questionário desenvolvido por Godoy e Forte (2007). Foram feitas estatísticas descritivas, como média, desvio padrão e frequência de cada item do questionário e utilizado o teste de Kruskal-Wallis para comparação das medianas obtidas pelos alunos do primeiro semestre e os concluintes/egressos, em relação aos quatro fatores e suas variáveis. Análise documental permitiu caracterizar o referido curso. As competências foram classificadas em quatro categorias: competências sociais, competência de soluções de problemas, competência técnico-profissionais e competências de comunicação. Foi identificado haver diferenças significativas de competências técnico-profissionais e de comunicação, entre os iniciantes e os concluintes/egressos, o que não ocorreu com as competência sociais e de solução de problemas.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordAdministração - ensino superioren
dc.subject.keywordEstudantes universitáriosen
dc.subject.keywordUniversidade de Brasília (UnB)en
dc.titleDomínio e importância de competências no Curso de Administração da Universidade de Brasília : percepção de alunos do primeiro semestre e de concluintes/egressosen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2013-05-29T00:15:12Z-
dc.date.available2013-05-29T00:15:12Z-
dc.date.issued2013-05-29T00:15:12Z-
dc.date.submitted2013-02-20-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/5213-
dc.language.isoPortuguêsen
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