Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5181
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_CamiladoNascimentoKoshino.pdf1,04 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Orçamento Participativo na cidade Estrutural : um estudo da eficácia da execução do orçamento público
Autor(es): Koshino, Camila do Nascimento
Orientador(es): Lundgren, Karla Inez Leitão
Assunto: Orçamento participativo
Orçamento público
Participação social
Cidade Estrutural (DF)
Data de apresentação: 20-Fev-2013
Data de publicação: 24-Mai-2013
Referência: KOSHINO, Camila do Nascimento. Orçamento Participativo na cidade Estrutural: um estudo da eficácia da execução do orçamento público. 2013. 52 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O Orçamento Participativo é uma ferramenta criada pelo governo que pretende tornar a participação e controle populares mais robustos, permitindo que a população eleja as prioridades mais cruciais de sua cidade e possibilitando o controle dos gastos governamentais. Em 2011, o OP voltou a vigorar em Brasília, por meio de um decreto assinado pelo governador Agnelo Queiroz. A presente pesquisa se dedicou a medir a eficácia do projeto na cidade Estrutural no ano 2012. Foi feita uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, com entrevistas presenciais com seis delegados do OP e documentos encontrados em portais eletrônicos do governo. Buscou-se saber se as demandas da comunidade, que estavam previstas para serem executadas em 2012, foram atendidas. Neste estudo ficou comprovada a ineficácia do Orçamento Participativo na cidade Estrutural, pois as obras não tiveram início. Além disso o próprio processo de escolha das demandas foi falho em 2011, pois houve uma péssima divulgação do processo, e a população da cidade que participou não foi ouvida pelo governo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2013.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons