Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5138
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_CamilaLOliveiraLucena.pdf6,05 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação preliminar da possível influência de elementos urbanos na variação da temperatura do ar em algumas localidades próximas ao Plano Piloto - DF
Autor(es): Lucena, Camila L. Oliveira
Orientador(es): Steinke, Ercília Torres
Assunto: Climatologia
Urbanização
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 17-Mai-2013
Referência: LUCENA, Camila L. Oliveira. Avaliação preliminar da possível influência de elementos urbanos na variação da temperatura do ar em algumas localidades próximas ao Plano Piloto–DF. 2013. xv, 113 f., il. Monografia (Bacharelado/Licenciatura em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: As transformações ocorridas nas paisagens das cidades, desencadeadas pelo processo de urbanização, incidem diretamente sobre a variável climática, gerando significativas alterações em escala local e, consequentemente, causando desconforto aos citadinos. Tendo em vista a relativa carência de estudos de climatologia abrangendo o Distrito Federal e considerando que questões referentes ao clima fazem parte do dia a dia da população (predominantemente urbana), buscou-se realizar um estudo, de caráter preliminar, para se avaliar a existência de possíveis impactos causados pelos elementos construídos na variação da temperatura do ar em algumas localidades próximas ao Plano Piloto – DF. Utilizaram-se psicrômetros convencionais (instalados em sete postos) para a realização da coleta dos dados que, posteriormente, foram analisados por meio de estatísticas descritivas e com base nas condições meteorológicas do período (15 a 25/07/2010). A partir das diversas análises, foi possível observar que a influência da estrutura urbana na variabilidade térmica não ocorre com a mesma intensidade em todos os postos. Isso se dá, justamente, devido às diferentes quantidades de área construída em cada localidade analisada, o que acaba corroborando a ideia de que quanto maior a quantidade de elementos urbanos, maior será a interferência na variação da temperatura, impactando diretamente o conforto térmico ambiental. Os resultados obtidos, apesar de não serem conclusivos, mostram que, a priori, pode-se considerar a existência de alguma correlação positiva entre as variáveis, não se sabendo, ao certo, qual a sua magnitude, o que poderá ser averiguado por estudos futuros. ____________________________________________________________________________ RESUMEN
Los cambios que se producen en el paisaje de las ciudades, desencadenados por el proceso de urbanización, afectan directamente la variable climática, generando transformaciones significativas a nivel local y, por lo tanto, causando molestias a los citadinos. Dada la relativa falta de estudios de climatología que abarcan el Distrito Federal y considerando que los temas relacionados con el clima son parte de la vida cotidiana de la población (sobre todo urbana), se trató de llevar a cabo un estudio, de carácter preliminar, para evaluar la existencia de posibles impactos causados por elementos construidos en la variación de la temperatura del aire en algunos lugares cerca del Plano Piloto - DF. Se utilizaron psicrómetros convencionales (instalados en siete estaciones) para realizar la colecta de datos, que, posteriormente, se analizaron usando estadística descriptiva y en base a las condiciones climáticas del período (15 a 25/07/2010). De los diversos análisis, se observó que la influencia de la estructura urbana en la variabilidad térmica no se produce con la misma intensidad en todos los puntos. Esto se sucede, precisamente, debido a las diferentes cantidades de área construida en cada ubicación analizada, lo que termina apoyando la idea de que cuanto mayor es la cantidad de elementos urbanos, mayor es la variación de la temperatura, lo que afecta directamente el confort térmico del medio ambiente. Los resultados, aunque no son concluyentes, muestran que, a priori, se puede considerar que existe una correlación positiva entre las variables, pero no se sabe, con certeza, cuál es su magnitud, lo que puede ser verificado por estudios futuros.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2013.
Aparece na Coleção:Geografia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons