Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5135
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_MarcelaPinheiroCamilodeOliveira.pdf487,03 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorFerreira, Nirce Barbosa Castro-
dc.contributor.authorOliveira, Marcela Pinheiro Camilo de-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Marcela Pinheiro Camilo de. As contribuições de Paulo Freire e Renato Hilário dos Reis para a alfabetização/Educação de Jovens e Adultos, a partir de análise de duas obras: Pedagogia do oprimido e A constituição do ser humano, respectivamente. 2012. 97 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2012.en
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso é a síntese daquilo que se impregnou em mim durante minha trajetória acadêmica. Síntese de uma inquietação legítima na busca por respostas tendo Paulo Freire e sua pedagogia da libertação como luz primeira, e, Renato Hilário dos Reis como aprofundador de tão grandiosa proposta. Realizo uma análise documental de duas de suas obras com o objetivo de ressaltar as contribuições singulares de ambos os autores. Apresento os resultados de minha primeira aproximação em pesquisa qualitativa, culminando na práxis de alfabetização/educação de jovens e adultos. Práxis esta que considera os sujeitos em suas histórias de vidas marcadas pela submissão e exclusão imposta pelo capital; oprimidos portanto, pela desigualdade social em direitos e oportunidades. Dos autores carrego a esperança na luta que se faz urgente. Luta de práxis de alfabetização/educação de jovens e adultos capaz de tornar possível a superação/transformação/libertação em mim, no outro e na realidade a que pertenço. __________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis graduation work is the synthesis of what is imbued in me during my academic career. Synthesis of a legitimate concerns in the search for answers with Paulo Freire and his pedagogy of liberation as the first light, and Renato Hilário dos Reis as great tracer of so grandiose proposal. I realize a documentary analysis of two of his works in order to highlight the unique contributions of both authors. I present the results of my first approach in qualitative research, culminating in the praxis of literacy / education for yout h and adults. This practice considers the subjects in their stories of lives marked by submission and exclusion imposed by capital, so oppressed by social inequality in rights and opportunities. From the authors, I hope to carry o n the struggle that is urgent. Fight praxis of literacy/education for youth and adults capable of making it possible to overcome/change/release me, in the other and in fact I belong.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordAlfabetizaçãoen
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)en
dc.subject.keywordFreire, Paulo, 1921-1997en
dc.titleAs contribuições de Paulo Freire e Renato Hilário dos Reis para a alfabetização/Educação de Jovens e Adultos, a partir de análise de duas obras : Pedagogia do oprimido e A constituição do ser humano, respectivamenteen
dc.title.alternativeThe contributions of Paulo Freire and Renato Hilario dos Reis for Literacy, Youth and Adults Education, from the analysis of their major works : Pedagogia do oprimido and A constituição do ser humano, respectivelyen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2013-05-17T00:51:34Z-
dc.date.available2013-05-17T00:51:34Z-
dc.date.issued2013-05-17T00:51:34Z-
dc.date.submitted2012-09-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/5135-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons