Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/510
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_PaulaSottomaiorFeitosa.pdf210,25 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudos preliminares sobre a oferta de preparações regionais em restaurantes localizados no centro histórico da cidade de Pirenópolis-GO
Autor(es): Feitosa, Paula Sottomaior
Orientador(es): Ginani, Verônica Cortez
Assunto: Gastronomia
Turismo
Culinária regional
Comidas típicas
Data de apresentação: 2006
Data de publicação: 6-Ago-2009
Referência: FEITOSA, Paula Sottomaior. Estudos preliminares sobre a oferta de preparações regionais em restaurantes localizados no centro histórico da cidade de Pirenópolis-GO. 2006. 47 f. Monografia (Especialização em Gastronomia e Segurança Alimentar)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
Resumo: A gastronomia é um importante produto turístico. Atualmente é reconhecida como história cultural da alimentação, fator que leva a identificar as origens de um povo. Resgatar essa identidade e evidenciá-la num quadro social de destaque pode ser considerado um atrativo importante para os fluxos turísticos. A gastronomia potencializa a cultura de uma cidade, buscando na história, fatos, relatos e costumes de um quadro social que através do tempo foi enfraquecendo com a urbanização e globalização da civilização. Considerando esse fator, o objetivo dessa pesquisa foi verificar a oferta de preparações regionais em restaurantes da histórica cidade de Pirenópolis. Foi realizada uma pesquisa de campo, por meio de aplicação de um questionário em 21 estabelecimentos localizados no centro histórico da cidade. Os resultados obtidos demonstraram que 90% dos restaurantes ofereciam em seu cardápio preparações regionais. Portanto, percebe-se que em Pirenópolis a oferta dessas preparações, foi significativa e constitui em um considerável produto turístico, caracterizando a cidade e valorizando a cultura local. Visitar Pirenópolis possibilita conhecer, por meio da gastronomia regional, sabores peculiares e uma rica culinária, que podem estimular ainda mais o turismo, sendo assim, um exemplo a ser seguido por outros locais com o mesmo potencial.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2006.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2006.10.TCC.510
Aparece na Coleção:Gastronomia e Segurança Alimentar



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.