Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5097
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_JulianaFerreiraLeite.pdf292,78 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Letramento e religião : influência de práticas religiosas no letramento
Autor(es): Leite, Juliana Ferreira
Orientador(es): Bortoni-Ricardo, Stella Maris
Assunto: Escrita
Letramento
Ensino religioso
Data de apresentação: 7-Mar-2013
Data de publicação: 16-Mai-2013
Referência: LEITE, Juliana Ferreira. Letramento e religião: influência de práticas religiosas no letramento. 2013. 51 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo identificar de que maneira a religião contribui para os processos de ensino-aprendizagem, principalmente para o letramento. Para isso no referencial teórico exploram-se a história da escrita, o letramento e a influência que a religião teve para a aquisição da linguagem e letramento de diversos grupos sociais ao longo da história da humanidade. A pesquisa foi realizada por meio de observações feitas em sala de aula e eventos de uma escola confessional, com crianças na faixa dos dez anos de idade. Foram observadas as interações dessas crianças com as professoras e outros funcionários da escola, analisando as experiências e vivências ocorridas entre elas com influências do letramento religioso. Conclui-se, pela análise das observações, que as práticas religiosas influenciam diretamente no letramento dos alunos, facilitam a compreensão leitora e aprimoram tanto a fala como a escrita destes. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study aims to identify how religion contributes to the processes of teaching and learning especially in literacy. To explore this theoretical framework in the history of writing, literacy and the influence that religion had to language acquisition and literacy various social groups throughout the history of mankind. The survey was conducted through observations in the classroom and school events in a confessional, with children in the age of ten years old. We observed the interactions of these children with the teachers and other school staff, analyzing the experiences and experiences that occurred between them with influences of religious literacy. It concludes the analysis of the observations that directly influence the religious practices of students in literacy and reading comprehension facilitates and enhances both speech and writing these.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons