Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5090
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_CamilaBragaVazdosSantos.pdf1,34 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Projeto UCA-DF : uma análise da formação na implantação de práticas educativas inovadoras com o laptop educacional
Autor(es): Santos, Camila Braga Vaz dos
Orientador(es): Andrade, Pedro Ferreira de
Assunto: Ensino auxiliado por computador
Tecnologia na educação
Inovações educacionais
Professores - formação
Data de apresentação: 12-Jul-2013
Data de publicação: 15-Mai-2013
Referência: SANTOS, Camila Braga Vaz dos. Projeto UCA-DF: uma análise da formação na implantação de práticas educativas inovadoras com o laptop educacional. 2013. 105 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A inserção de novas tecnologias no cotidiano escolar força a exigência de mudanças na dinâmica em sala de aula. Para isso, no entanto, há a necessidade de investir não só na oferta de tecnologia, mas principalmente em programas de formação para professores e gestores. No caso do Projeto UCA (Um Computador por Aluno), que propôs o uso de laptops educacionais para a aprendizagem e inclusão digital, os profissionais de educação das escolas participantes vivenciaram, durante a fase piloto, uma proposta de formação previamente desenhada para a construção de uma perspectiva inovadora no contexto escolar. Neste trabalho, há a pretensão de avaliar a implantação de práticas inovadoras em sala de aula a partir do desenvolvimento do UCA em uma das escolas integrantes ao projeto: A Escola Classe 01 do Guará. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou os seguintes instrumentos para a coleta de informações: observações, questionário e pesquisa bibliográfica. A partir das informações colhidas foram analisadas as contribuições da inserção dos laptops educacionais e do processo de formação UCA para mudanças no trabalho docente, de acordo com uma perspectiva inovadora. Conforme os resultados, pode-se perceber que o processo de formação cooperou com o desenvolvimento dos seguintes aspectos: inovações nas práticas educacionais em sala de aula, apropriação de recursos tecnológicos e de aplicativos e subsídios para a sala de aula. Apesar da evidência de mudanças nas atividades em sala de aula alguns aspectos propostos pelo projeto não foram alcançados mesmo com a contribuição oferecida pela formação UCA. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT
The inclusion of new technological tools in the daily school induces changes in the dynamics in the classroom. For this, there is necessity to invest not only in the provision of technology, but mainly in training programs for teachers and managers educationals. In the Projeto UCA (One Computer per Student), who proposed the use of educational laptops for learning and the digital inclusion, education professionals of the schools participated, during the pilot phase, of a training proposal designed to the construction of an innovative approach in the school context. In this work, there is the intention of evaluating the implementation of innovative practices in the classroom through the development of the UCA's idea with one of the project's school: Escola Classe 01 do Guará. This is a qualitative study that used the following instruments to collect information: observations, questionnaires and literature. From the data collected were analyzed the contributions of the introduction of laptops educational and of the training process of UCA for changes in teaching, according to a new perspective of education. With the results, one can see that the process of training cooperated with the development of the following: innovations in educational practices in the classroom, the appropriation of resources and technological applications and the support for the classroom. Despite the evidence of changes in activities in the classroom, some aspects of the proposed project were not achieved even with the contribution offered by the training process.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons