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Título: Um olhar reflexivo no currículo do Curso de Pedagogia da Universidade de Brasília : trajetória de egressos
Autor(es): Moreira, Elaine de Andrade
Orientador(es): Freitas, Maria da Conceição da Silva
Assunto: Pedagogia
Professores - formação
Universidades e faculdades - currículos
Data de apresentação: 11-Mar-2013
Data de publicação: 15-Mai-2013
Referência: MOREIRA, Elaine de Andrade. Um olhar reflexivo no currículo do Curso de Pedagogia da Universidade de Brasília: trajetória de egressos. 2013. viii, 40 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este estudo é um recorte da pesquisa Inserção Profissional dos Egressos do Curso de Pedagogia da Faculdade da Universidade de Brasília (IPE), que busca conhecer as trajetórias destes profissionais. Este trabalho teve como objetivo analisar duas questões do Projeto IPE: a questão nº 13, que investiga se o egresso se considera preparado pelo processo formativo para atuar profissionalmente e a questão n° 14, que pede contribuições no sentido de melhorias no currículo do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. A presente pesquisa se construiu a partir das diferentes teorias sobre currículo: organização disciplinar, experiência e democracia, construção social e o currículo do curso de pedagogia. A metodologia teve por base o método qualitativo por meio da análise das duas questões acima descritas, que foram respondidas por 43 egressos, através de um questionário. Identificou-se que para 30% dos participantes do estudo o currículo preparou para a atuação profissional, enquanto que para 70% dos pesquisados o currículo não os preparou. Os respondentes sugeriram que o currículo do curso de pedagogia deva ter atividades práticas. Conclui-se que apesar dos esforços alocados no projeto acadêmico da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, no sentido de implementação, ainda é preciso aperfeiçoar o sistema. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study is part of a research Professional Integration of Graduates of the School of Education Faculty of the University of Brasília (IPE) that seeks to understand the career paths of graduates. This work consists in analyzing two issues Project (IPE), issues # 13, on the egress is considered prepared by the training process and issue No. 14, which asks for contributions towards improvements in course curriculum Pedagogy of the Faculty of Education at the University of Brasilia. The work was constructed from the different theories about curriculum: disciplinary organization, experience and democracy, social construction of curriculum and pedagogy course. The methodology was based on qualitative method for analyzing the above two questions which have been answered by 43 egresses through a questionnaire. It was found that for 30% of the curriculum prepared for professional practice, while 70% not to the curriculum did not prepare them. Respondents suggest that the curriculum of pedagogy should have more practice. We conclude that despite the efforts made in the project's academic FE, towards implementation is necessary to improve the system.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
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