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Título: Um fenômeno chamado terceiro setor
Autor(es): Oliveira, Raissa Santos
Orientador(es): Nunes, Christiane Girard Ferreira
Assunto: Associações sem fins lucrativos
Problemas sociais
Estado
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 15-Mai-2013
Referência: OLIVEIRA, Raissa Santos. Um fenômeno chamado terceiro setor. 2012. 87 f. Monografia (Bacharelado em Sociologia) —Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: O Terceiro Setor vem se destacando em nosso meio por conta da incapacidade do Mercado em incorporar ações de cunho social e por substituir cada vez mais o papel do Estado em relação às questões sociais. Ele é caracterizado como um conjunto de organizações sem fins lucrativos, autogerenciadas, com finalidade pública ou coletiva. Apesar das críticas de diversos autores em relação a essa nova forma de lidar com os problemas sociais, esse setor consolida-se gradativamente em nosso cenário atual e causa impacto tanto em termos econômicos, políticos e sociais. Nos últimos anos, o perfil do Terceiro Setor em nosso país vem se modificando, muitas organizações sociais estão se profissionalizando, ou seja, desenvolvendo uma cultura organizacional mais sofisticada devido às novas demandas encontradas por essas entidades. Logo, esse trabalho tem como objetivo estudar o Terceiro Setor, sua conceituação, história, relevância e o aspecto da gestão que ultimamente vem se configurando nessas organizações. Para este trabalho realizou-se um estudo de caso em uma organização do Terceiro Setor, a Association Internationale des Etudiants en Sciences Economiques et Commerciales - AIESEC, com o objetivo de identificar o perfil e cultura organizacional em uma entidade sem fins lucrativos nos dias de hoje. _______________________________________________________________________ ABSTRACT
The Third Sector has been excelling in our country due to the inability of the market to incorporate social actions and increasingly replacing the role of the state in relation to social issues. It is characterized as a group of nonprofit organizations, self-managed, with public or collective purpose. Despite criticism from several authors in relation to this new way of dealing with social problems, this sector has gradually consolidated in our current scenario and impacted both in terms of economic, political and social. In recent years, the profile of the third sector in our country is changing, many social organizations have become more professionalized, ie, developing a sophisticated organizational culture due to new demands faced by these entities. Therefore, this work aims to study the Third Sector, its conceptualization, history, relevance and management aspects that is ultimately setting these organizations. In this paper was presented a case study in a Third Sector organization, called Association Internationale des Etudiants en Sciences Economiques et Commerciales - AIESEC, aiming to identify the profile and organizational culture in a nonprofit entity these days.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2012.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Sociologia



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