Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5076
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_DalilaCorreiaLeite.pdf638,62 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Concepções de formação continuada dos professores e as implicações com a prática profissional dos professores : conversando com uma escola
Autor(es): Leite, Dalila Correia
Orientador(es): Cruz, Shirleide Pereira da Silva
Assunto: Professores - formação
Educação continuada
Prática de ensino
Data de apresentação: 7-Mar-2013
Data de publicação: 14-Mai-2013
Referência: LEITE, Dalila Correia. Concepções de formação continuada dos professores e as implicações com a prática profissional dos professores: conversando com uma escola. 2013. 70 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho buscou analisar as concepções de um grupo de docentes de uma escola do Distrito federal sobre quais as concepções de formação continuada dos sujeitos e as implicações com a prática profissional dos professores. A pesquisa tem como sujeitos vinte professores, sendo eles da Educação Infantil ao 1º ciclo do Ensino Fundamental. Na fundamentação teórica, realizamos um estudo em torno da formação continuada de professores, desde seu histórico, conceitos, estudos, políticas públicas e legislação, todos em torno da temática. Assim, buscamos identificar quais as concepções desses profissionais a respeito da formação continuada, bem como identificar as implicações dessas ações na prática profissional dos mesmos Tratou-se de uma pesquisa exploratória, mais especificamente de um estudo de caso, baseada na abordagem qualitativa, por considerar a significação dada aos fatos por quem os vivencia e conhecer a percepção dos docentes da instituição pesquisada. Para a coleta de dados foram utilizados questionários, como uma ferramenta que produziu valiosas informações para a construção de um conhecimento científico. A análise realizada por este trabalho identificou que os professores participantes da pesquisa possuem uma concepção de formação continuada com conceitos arraigados por um modelo baseado na racionalidade técnica. Ou ainda percebem a formação com uma continuidade dos estudos, que ora se redimensionam para a aprendizagem e ora para a certificação. Também há no discurso dos professores um distanciamento entre a teoria e a prática, porém, essa dissociação da relação compromete uma crítica e reflexão da prática profissional. Apontamos a relevância de uma formação continuada docente significativa e que de fato considere o todo do processo de ensino aprendizagem, ou seja, uma formação que promova qualidade para a educação. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study aimed to analyze the views of a group of teachers of a school's federal district over which the concepts of continuous training of the subjects and the implications for professional practice of teachers. Research has twenty teachers as subjects, they being from Kindergarten to 1st cycle of Basic Education. In the theoretical framework, we conducted a study around the continuing education of teachers, since their historical concepts, studies, public policy and legislation, all facing issues. Thus, we sought to identify which of these conceptions about the professional continuing education, as well as identify the implications of these actions in professional practice thereof This was an exploratory, more specifically a case study, based on a qualitative approach, considering the significance given to fact by those who experience them and know the perception of the faculty research institution. For data collection questionnaires were used as a tool that produced valuable information for the construction of scientific knowledge. The analysis conducted for this study identified that teachers participating in the research have a concept of continuing education with concepts rooted by a model based on technical rationality. Or even realize the continuity of training with a study that is now resize to learning and prays for certification. There is also the speech of teachers a gap between theory and practice, however, this dissociation of the relationship undertakes a review and reflection of professional practice. We point out the relevance of a significant and continuing education teacher who actually consider the whole of the teaching-learning process, ie, a formation that promotes quality education.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons