Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5073
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_JessicaMorronedeOliveiraPaes.pdf1,03 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação do deficiente visual : os desafios da formação do pedagogo
Outros títulos: Education of the visually impaired : the challenges of training educator
Autor(es): Paes, Jéssica Morrone de Oliveira
Orientador(es): Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira
Assunto: Deficientes visuais - educação
Acessibilidade
Educação especial
Professores - formação
Professores de educação especial - formação
Data de apresentação: 22-Fev-2013
Data de publicação: 14-Mai-2013
Referência: PAES, Jéssica Morrone de Oliveira. Educação do deficiente visual: os desafios da formação do pedagogo. 2013. 109 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho propõe identificar a formação dos alunos do curso de Pedagogia e se as aprendizagens que o curso oferece são direcionadas para a educação especial inclusiva. Por meio da aplicação de um questionário semiaberto, adotou-se a abordagem qualitativa, sendo que todos os vinte e cinco participantes da pesquisa são alunos do curso de Pedagogia. As respostas foram analisadas e discutidas com as ideias de diversos autores. Aborda ainda questões a respeito da acessibilidade e atendimento ao deficiente visual. A questão principal do trabalho é identificar a formação dos estudantes de Pedagogia em relação à educação de alunos deficientes visuais. Por meio das analises concluiu-se que os estudantes do curso de Pedagogia não estão preparados para lidar com educandos deficientes visuais e não possuem direcionamento acadêmico para essa educação especializada. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study proposes to identify the training of students of pedagogy and the learning that the course offers are targeted for special education inclusive. Through the application of a semi-open questionnaire, we adopted a qualitative approach, and all the twenty-five research participants are students of the Faculty of Education. The responses were analyzed and discussed with the ideas of several authors. Also addresses issues regarding accessibility and service to the visually impaired. The main question of the study is to identify the training of students of pedagogy in relation to the education of visually impaired students. Through the analysis it was concluded that students of the Faculty of Education are not prepared to deal with visually impaired learners and have no direction for that academic education specialist.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons