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Título: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID : uma análise a partir dos seus atores
Autor(es): Xavier, Lucas Ramos
Orientador(es): Cruz, Shirleide Pereira da Silva
Assunto: Políticas educacionais
Educação e Estado
Professores - formação
Educação - financiamento
Pedagogia
Data de apresentação: 7-Mar-2013
Data de publicação: 14-Mai-2013
Referência: XAVIER, Lucas Ramos. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID: uma análise a partir dos seus atores. 2013. xii, 80 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho trata-se da análise do Programa Institucional de Bolsas Iniciação a Docência (PIBID) enquanto política pública de formação docente. Delimitamos como objetivos dessa pesquisa, identificar quais as tendências para a formação docente que tem sido produzidas no país pelos projetos do PIBID e analisar quais as concepções de docência são construídas e apresentadas pelos programas e pelos bolsistas do PIBID de pedagogia da UnB. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa que procurou assim compreender os significados que os sujeitos constroem sobre suas ações. Nos referenciamos nos estudos sobre o conceito de política pública e das políticas públicas para a formação docente no Brasil. A análise realizada identificou que os relatos dos subprojetos PIBID desenvolvidos pelo país, apresentaram um caráter para a socialização das experiências, predominantemente descritivo das ações realizadas no programa. Nos relatos se observou discussões que problematizam a prática, porém estas estão centradas no cotidiano da sala de aula, podendo assim constituir uma identidade profissional pragmática. Em relação às concepções dos bolsistas do projeto de pedagogia da UnB, uma concepção de docência como expressão de habilidades técnicas e assim consideram o programa como um de poucos espaços existentes no currículo do curso, capaz de oferecer ao graduando a possibilidade de aperfeiçoar a prática docente nesta perspectiva. Inferimos ainda que os bolsistas concebem a docência como o ato de ensinar parecendo estar eminentemente circunscrito à sala de aula e não a uma concepção ampliada conforme as proposições da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE), bem como da própria prerrogativa legal das diretrizes dos cursos de Pedagogia. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work is concerned with the analysis of the Scholarship Institutional Program of Initiation to Teaching (SIPIT) as public policy of teacher education. We define as objectives of this research, indentify which are the trends of teacher training that has been produced in the contry by SIPIT projects and analyse which are the conceptions of teaching that are constructed and presented by programs and by the students on a scholarship of SIPIT of pedagogy of UnB. This is a study with a qualitative approach that sought to understand, so, the meanings that individuals construct on their own actions. We mention in the studies about the concept of public policy and of public policy for the teacher formation in Brazil. The analysis identified that the reports of the subprojects SIPIT developed by the country, showed an character for the socialization of experiences, predominatly descriptive of actions peformed in the program. In the report were observed discutions that problematize the pretice, but these are focused on everyday classroom, and can thus construct a pragmatic professional indentity. Regarding conceptions of pedagogy scholarship project of UnB, a conception of teaching as expression of technical skills and thus consider the program as one of the few spaces existing in the course curriculum, able to offer to the graduation student the possibility to impove teaching pratice in this perspective. We also infer that the scholar concive the teaching as the act of educate seeming eminently confined to the classroom and not to a broadened conception according to propositions of Training by the National Association of Education Professionals (TNAEP), as well as the own legal prerogative of the guidelines of the Pedagogy courses.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
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