Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5067
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_DaylaneSoaresDiniz.pdf827,54 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRodrigues, Maria Alexandra Militão-
dc.contributor.authorDiniz, Daylane Soares-
dc.identifier.citationDINIZ, Daylane Soares. A alfabetização de crianças nos primórdios de Brasília: uma história singular. 2012. ix, 84 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2012.en
dc.description.abstractEste estudo aborda o tema “A alfabetização de crianças nos primórdios de Brasília: uma história singular” e vincula-se ao projeto de pesquisa “Educação Básica Pública no Distrito Federal (1956-1964): Origens de um projeto inovador”. Com a realização deste estudo, buscou-se identificar e contextualizar os primórdios da educação brasiliense, com especial destaque às políticas e práticas de alfabetização de crianças, adotadas nas escolas públicas do Distrito Federal. Recorreu-se ao vasto acervo documental e audiovisual do referido projeto de pesquisa, que adotou a metodologia da história oral, além de se realizar e analisar novas entrevistas com duas professoras alfabetizadoras pioneiras da educação brasiliense. A pesquisa evidencia as repercussões advindas da nova proposta educacional idealizada por Anísio Teixeira, voltada para a formação integral dos alunos. As entrevistas com as professoras pioneiras revelam uma dedicação ímpar, reinventando métodos e cartilhas para alfabetizar as crianças. Mesmo refletindo as crenças e concepções dominantes à época no campo da alfabetização, as professoras pioneiras permitiam-se criar, reinventar e inovar ações pedagógicas nesse campo. E determinadas políticas, práticas e metodologias no campo da alfabetização, atualmente rotuladas como inovadoras, já eram adotadas naquela época, razão pela qual devem ser reconhecidas e ter continuidade. ___________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis study addresses the theme "Literacy of children in the early days of Brasilia: a singular history" and it is linked to the research project "Public Basic Education in the Federal District (1956-1964): Origins of an innovative project." With this study, we tried to identify and contextualize the origins of Brasilia’s children education, with special emphasis on political and literacy practices of children adopted in the public schools of the Federal District. Resorted to the vast collection of documents and audiovisual said the research project, which adopted the methodology of oral history, in addition to performing and analyzing new interviews with two literacy pioneer teachers of Brasilia’s children education. The research highlights the implications arising from the new educational proposal devised by Anisio Teixeira, toward the education of students. The interviews with pioneer teachers reveal an unparalleled dedication, leaflets and reinventing methods for literate children. Even reflecting the beliefs and views prevailing at the time in the field of literacy, the pioneer teachers allowed creating, reinventing and innovating pedagogical actions in this field. And certain policies, practices and methodologies in the field of literacy, currently labeled as innovative, as were adopted at that time, should be recognized and be continued.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordAlfabetizaçãoen
dc.subject.keywordBrasília (DF) - educaçãoen
dc.subject.keywordEducação - históriaen
dc.titleA alfabetização de crianças nos primórdios de Brasília : uma história singularen
dc.title.alternativeThe literacy of children in the early days of Brasilia : a singular historyen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2013-05-14T22:40:15Z-
dc.date.available2013-05-14T22:40:15Z-
dc.date.issued2013-05-14T22:40:15Z-
dc.date.submitted2012-08-01-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/5067-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons