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dc.contributor.advisorGarcia, Renísia Cristina-
dc.contributor.authorSilva, Krissiane Marques da-
dc.identifier.citationSILVA, Krissiane Marques da. A sala de aula e o ensino de história: diálogos necessários para uma educação das relações étnico-raciais. 2013. 82 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.en
dc.description.abstractA pesquisa possibilita diálogos necessários sobre os avanços e limites das políticas educacionais na implementação do art. 26-A da LDBEN/96, a qual visa a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira na Educação Básica. Nos propusemos a analisar dois livros didáticos de História, do 5° ano do Ensino Fundamental com base nos critérios de seleção estabelecidos pelo Programa Nacional do Livro Didático/PNLD e apresentados no Guia do Livro Didáticos, que são usados nas escolas para a escolha do livro didático a ser utilizados durante o ano letivo. E, no intuito de verificar, empiricamente, como se dava a utilização do livro didático de História em sala de aula, houve o acompanhamento de uma turma do 5º ano, de uma Escola Classe da Ceilandia/DF, pelo período de um ano, que resultou na descoberta e acompanhamento de uma prática pedagógica antirracista. O projeto intitulado “Africanidade”, como alternativa aos limites apresentados pelo livro didático de História, nos provocou a averiguar como ocorre a socialização entre os diferentes grupos étnico-raciais em sala de aula e se há a interferência ou não do projeto nas relações raciais e sociais estabelecidas e em situações de preconceito e discriminação racial. No que se refere ao livro didático concluímos que, apesar do material ser submetido aos critérios estabelecidos pelo Programa Nacional do Livro Didático/PNLD ainda apresenta, em sua leitura, situações de preconceito racial, naturalização da escravidão e normatização da cultura branca. Em relação ao “Africanidade” percebemos que o projeto está personalizado na figura do professor-idealizador do mesmo e, a escola ao se distanciar do desenvolvimento e concretização do projeto legitima as fragilidades em implementar o conteúdo do art. 26-A, bem como cumprir com as orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordIgualdade na educaçãoen
dc.subject.keywordPolíticas educacionaisen
dc.subject.keywordLivros didáticosen
dc.subject.keywordRelações raciaisen
dc.subject.keywordHistória - estudo e ensinoen
dc.titleA sala de aula e o ensino de história : diálogos necessários para uma educação das relações étnico-raciaisen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2013-05-14T22:12:07Z-
dc.date.available2013-05-14T22:12:07Z-
dc.date.issued2013-05-14T22:12:07Z-
dc.date.submitted2013-03-18-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/5064-
dc.language.isoPortuguêsen
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