Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5063
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_ElenMariadaCosta.pdf2,08 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Reflexões sobre a educação popular na perspectiva da economia solidária : relato de experiência pedagógica no Distrito Federal
Autor(es): Costa, Elen Maria da
Orientador(es): Carvalho, Sônia Marise Salles
Assunto: Educação popular
Economia solidária
Data de apresentação: 5-Mar-2013
Data de publicação: 14-Mai-2013
Referência: COSTA, Elen Maria da. Reflexões sobre a educação popular na perspectiva da economia solidária: relato de experiência pedagógica no Distrito Federal. 2013. 73 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho faz uma abordagem do contexto histórico da Educação Popular e reflete sobre a importância do assunto diante de um novo olhar. Utiliza para isso, os princípios e ideais de igualdade e cooperação sustentados pela Economia Solidária, que surge como resposta as consequências causadas pelo capitalismo. Neste contexto, inicialmente foi buscada a identificação das falhas que ocorrem no processo educativo que desconsidera a importância da educação popular na vida dos indivíduos de uma comunidade e no fato de que a escola é um espaço destinado tão somente a oferta da educação tradicional, um ambiente que possui apenas a função reprodutora de conhecimentos. Ciente do fracasso de uma educação que não se paute em função de uma formação emancipadora dos sujeitos, no presente trabalho, lanço mão de minhas experiências com os projetos III e IV desenvolvidas durante a graduação e as práticas pedagógicas com Educação Popular, com intuito de evidenciar a importância de uma educação para formação crítica dos sujeitos e comunidade, onde tenham a oportunidade de descobrir que é possível construir uma sociedade melhor e mais humana, através da cooperação e solidariedade.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons