Resumo: | Este trabalho tem por objetivo analisar a relação entre a criança, infância e escola. Parte do pressuposto que infância é um conceito social construído pela cultura ocidental civilizada no período moderno. Tal conceito é atribuído ao ser criança que, segundo esta visão moderna, é um ser fragilizado, sem capacidade, sem autonomia, enfim sem diretos políticos de auto-representação. À criança da modernidade é destinado cuidados, o brincar e o ensino foral, visando assim, o melhor para o seu bem-estar, desenvolvimento físico e cognitivo e preparação para a formação de um adulto bem-sucedido. Prevalece a perspectiva do adulto. Mas, como o que as crianças da atualidade vivenciam da infância no espaço escolar? Com base na construção histórica e teorias de desenvolvimento infantil de forma quantitativa e qualitativa o trabalho objetiva compreender como a criança vivencia e significa a infância dentro e fora da escola a partir da perspectiva de crianças de primeiro ao quarto ano do ensino fundamental, priorizando o impacto dessas vivências no processo de educação escolar. Foi utilizado um questionário survey com 58 estudantes de primeiro e quarto anos de uma escola pública e outra particular. Uma entrevista semiestruturada foi realizada com uma estudante do quarto ano. Os resultados da pesquisa mostram que, mesmo com tantas transformações sociais e culturais e, contrário à visão de teóricos que defendem o desaparecimento da infância, as crianças preservam os sentimentos da infância. O brincar e o estudar são atividades comuns à vida das crianças nos contextos pesquisados. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT The study discusses the relation of child, childhood and school. It is based on the assumption that childhood is a social concept built up by civilized occidental culture within modern period. Modern vision stands the child as a fragilized human being, with no capability, no autonomy and with no self representation rights. Modern child is supposed to be cared of, to play and go through formal education. Adults have to assure his/her well-being and be responsibility for his/her physical and cognitive development in order to succeed as an adult. Indeed, this is the perspective of the adult. However, how do present time children experience childhood in school? Grounded on the historic construction and child development theories, the study aims at understanding how a child experience and give meaning to her/his own childhood within and beyond school, from first and fourth grades students’ perspectives. Empirical research comprised a questionnaire-survey to 58 students of first and fourth grades in a private and a public school, and an individual interview with a fourth grade female student. Results demonstrate that, even at a row of social and cultural transformations, and contrary to theories that support childhood disappearing, children still preserve childhood feelings. Playing and studying are still common activities among children’s routines within the investigated contexts. |