Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5056
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_IsabelaTeobaldo.pdf393,57 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCerqueira, Teresa Cristina Siqueira-
dc.contributor.authorTeobaldo, Isabela-
dc.identifier.citationTEOBALDO, Isabela. Implicações da indisciplina no contexto escolar e as concepções dos alunos sobre a escola. 2013. vii, 68 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.en
dc.description.abstractA indisciplina é um tema bastante discutido no dia-a-dia de muitos profissionais da educação em inúmeras escolas. São cada vez mais freqüentes as queixas dos professores que não conseguem desenvolver as atividades previamente planejadas, prejudicando o processo de ensino-aprendizagem. Por isto, em um momento em que a indisciplina está se tornando um termo comum no ambiente escolar e nos meios de comunicação, é importante investigar suas implicações para o contexto escolar. O objetivo deste trabalho foi investigar as implicações da indisciplina escolar e as concepções dos alunos sobre a escola. Para tanto, foi feito uma pesquisa com abordagem qualitativa em uma escola pública do DF, localizada na Asa Norte, com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. Os resultados obtidos sugerem que a concepção dos alunos sobre o ambiente escolar não condiz com a sua conduta em sala de aula. Apesar de os alunos terem boas concepções acerca da escola, eles ainda possuem comportamentos que vão de encontro com as regras estabelecidas pelos professores, prejudicando o processo educativo. __________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractIndiscipline is a theme that is much discussed on the daily basis of many professionals of education in many schools. There are increasingly complaints from teachers who fail to develop previously planned activities, undermining the teaching-learning process. Therefore, at a time when Indiscipline is becoming a common term in the school environment and in the media, it is important to investigate its implications on the school context. The goal of this study was to investigate the implications of school's indiscipline and students' concepts about the school. For this, a survey was conducted with a qualitative approach in a public school in DF, located in Asa Norte, with students from the 4th year of elementary school. It was applied 65 questionnaires to two groups of 4th year, with open questions, where it was used the technique of free association of words, in order to verify the design of pupils on the school, and was carried out with a group of 4th year, seeking to investigate possible situations of indiscipline The results suggest that the students' concept about the school environment is not consistent with their behavior in the classroom. Although the students have good ideas about school, they still go against the rules established by the teachers, harming the educational process.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordDisciplina escolaren
dc.subject.keywordEstudantesen
dc.subject.keywordEscolasen
dc.titleImplicações da indisciplina no contexto escolar e as concepções dos alunos sobre a escolaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2013-05-14T20:58:01Z-
dc.date.available2013-05-14T20:58:01Z-
dc.date.issued2013-05-14T20:58:01Z-
dc.date.submitted2013-03-27-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/5056-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons