Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5034
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_WaldemarSilvaJunior_JulioCesarGoisAlbuquerque.pdf1,29 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Uma pesquisa-ação participante para sugestão de melhorias no modelo de processo de produção de cursos a distância do Centro de Difusão de Tecnologia e Conhecimento
Autor(es): Silva Júnior, Waldemar
Albuquerque, Júlio César Gois
Orientador(es): Brandão, Maria de Fátima Ramos
Assunto: Educação à distância
Ambientes virtuais de aprendizagem
Planejamento educacional
Data de apresentação: 6-Mar-2013
Data de publicação: 7-Mai-2013
Referência: SILVA JÚNIOR, Waldemar; ALBUQUERQUE, Júlio César Gois. Uma pesquisa-ação participante para sugestão de melhorias no modelo de processo de produção de cursos a distância do Centro de Difusão de Tecnologia e Conhecimento. 2013. x, 71 f., il. Monografia (Licenciatura em Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A modalidade de educação a distância tem contribuído significantemente para a formação e qualificação de pessoas em todo o mundo desde o século XIX até os dias de hoje, mostrando-se capaz de acompanhar e aproveitar o desenvolvimento e os avanços tecnológicos de cada época e torná-los recursos aliados no processo de ensino-aprendizagem. O processo de produção de cursos a distância é composto por diversas etapas, desde seu planejamento até sua implementação. Neste contexto, é importante que se tenha uma clara noção do campo de atuação em que esta atividade está inserida, observando-se aspectos pertinentes desta modalidade educativa, tais como a legislação específica, os ambientes virtuais de aprendizagem, as concepções pedagógicas, as estratégias motivacionais, os profissionais envolvidos e a organização sistemática do processo como um todo, entre outros. Esta monografia apresenta uma pesquisa-ação participante na qual é realizado um levantamento de informações relativas à produção de cursos a distância e uma investigação do atual modelo de processo de produção de cursos do Centro de Difusão de Tecnologia e Conhecimento, a fim de se identificar e analisar os problemas existentes neste modelo e de propor sugestões para sua melhoria.
Abstract: The modality of distance education has contributed significantly to the training and qualification of people around the world since the nineteenth century until the present days, being able to follow and make progress from the development and technological advances of each epoch and make their resources allies in the teaching-learning process. The production process of distance learning courses is composed of several stages, from planning to implementation. In this context, it is important to have a clear notion of the field in which this activity is inserted, observing relevant aspects of this educational modality, such as specific legislation, the virtual learning environments, pedagogical concepts, motivational strategies, the professionals involved and the systematic organization of the process as a whole, among others. This monograph presents a participatory action research in which is conducted a survey of information on the production of distance learning courses and an investigation of the current model of production process for courses at the Center for Technology and Knowledge Dissemination, in order to identify and analyze problems in this model and propose suggestions for their improvement.
Informações adicionais: Monografia (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2013.
Aparece na Coleção:Computação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons