Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5027
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_FernandaCostaSampaio.pdf737,16 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A inclusão do aluno pós-hospitalizado : um estudo de caso
Autor(es): Sampaio, Fernanda Costa
Orientador(es): Rodrigues, Fátima Lucília Vidal
Assunto: Educação especial
Crianças hospitalizadas
Pedagogia hospitalar
Data de apresentação: 16-Fev-2013
Data de publicação: 7-Mai-2013
Referência: SAMPAIO, Fernanda Costa. A inclusão do aluno pós-hospitalizado: um estudo de caso. 2013. 59 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso nasceu do desejo de demonstra uma perspectiva à inclusão do aluno enfermo, com intuito de prover satisfatoriamente a continuidade do seu processo escolar. Ressaltando as possíveis articulações entre a pratica pedagógica em classes hospitalares e a escola regular de origem da criança ou adolescente hospitalizada. Para a finalidade a que se propõe, neste trabalho, inicialmente foram expostos considerações a respeito do atendimento educacional hospitalar enquanto lúcus propulsor de experiências de ensino e de aprendizagem, e, assim, facilitador de uma melhora na qualidade de vida para crianças enferma. Em seguida, realizou-se uma investigação em um hospital público de Brasília, com o objetivo de pesquisar a oferta do atendimento educacional aliado aos pressupostos da Pedagogia Hospitalar, sendo este respaldado por leis com paradigmas educacionais e no direito constitucional de todos à educação e saúde. É a partir destes princípios se pode vislumbrar a Pedagogia Hospitalar promovedora o acompanhamento educacional durante o período de hospitalização. A investigação levantou dados, na Classe Hospitalar do setor pediátrico de um hospital público do D.F, que refletem o desafio no atendimento pedagógico educacional hospitalar em interlocução com a escola/origem do aluno internado. Esta pesquisa teve por objetivo buscar analisar a relação direta da Classe hospitalar com a escola de origem do educando e se essa relação possibilita o retorno sem prejuízo do aluno hospitalizado. Sob tal perspectiva, a metodologia utilizada nesta investigação é a do tipo qualitativa. Com a utilização de técnicas como a observação, entrevistas e levantamento de dados bibliográfico. São apresentados os resultados das análises dos dados, obtido pela entrevista e observação realizada. Assim, como as conclusões suscitadas por todas as etapas desta pesquisa, que é produto de uma vivência, discussões com os teóricos e as contribuições dos sujeitos participantes desta pesquisa. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT
This course conclusion work was born from the desire to demonstrate a student's perspective to the inclusion sick, in order to provide satisfactory their continued schooling process. Underscoring the possible links between the practice teaching classes in regular school and hospital of origin of the child or adolescent hospitalized. For the purpose it is intended, in this work, were initially exposed considerations regarding educational service hospital while Lucus propellant experiences of teaching and learning, and thereby facilitating an improved quality of life for sick children. Then, we carried out an investigation in a public hospital in Brasilia, with the goal of researching the provision of educational services coupled with assumptions of Pedagogy Hospital, which is supported by educational paradigms and laws with the constitutional right of all to education and health . It is from these principles one can glimpse the Pedagogy Hospital promovedora educational monitoring during hospitalization. The research gathered data in Class industry Hospital pediatric public hospital of DF, which reflect the challenge in meeting educational teaching hospital in dialogue with school / student hospitalized origin. This study aimed to analyze the direct relationship seek class hospital with the student's school of origin and whether this relationship enables the subject to return the student hospitalized. From this perspective, the methodology used in this research is a qualitative. With the use of techniques such as observation, interviews and survey data literature. We present the results of analysis of data obtained by interview and observation conducted. Thus, the conclusions raised through all stages of this research, which is a product of experience, and theoretical discussions with the contributions of participants in this study.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons