Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5016
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_ThaisAraujoSantos.pdf462,13 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A influência da educação religiosa no desenvolvimento da moral
Autor(es): Santos, Thaís Araújo
Orientador(es): Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira
Assunto: Ensino religioso
Desenvolvimento moral
Crianças - formação
Valores sociais
Data de apresentação: 25-Fev-2013
Data de publicação: 3-Mai-2013
Referência: SANTOS, Thaís Araújo. A influência da educação religiosa no desenvolvimento da moral. 2013. 70 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho investiga a contribuição da educação religiosa para o desenvolvimento da moralidade em crianças de sete a nove anos de idade. Tendo como objetivos identificar as estratégias utilizadas na educação religiosa nesta faixa etária e verificar quais pessoas e instituições influenciam na construção dos valores morais nas crianças. Trás uma abordagem qualitativa de pesquisa com método descritivo interpretativo, na qual os instrumentos utilizados foram três roteiros de entrevistas semi-estruturadas juntamente com um roteiro de observação coletados no período de 8 de dezembro de 2012 a 5 de janeiro de 2013. As estratégias tiveram como objetivo o levantamento das práticas pedagógicas e sua relação com o conteúdo de educação religiosa e o desenvolvimento moral ministrado àquelas crianças. Participaram das entrevistas quatro crianças, quatro professores e quatro pais membros de uma igreja Cristã localizada em Brasília, Distrito Federal. Percebeu-se através das observações que a estratégia utilizada pela professora baseava-se na teoria comportamental, utilizando reforços e recompensas para a obtenção de aprendizagens das crianças. Nas entrevistas com as crianças, observou-se que elas gostavam da pedagogia lúdica baseada em jogos e prêmios, contudo não questionaram seu conteúdo além de considerarem importante estarem ali porque os pais e professores dizem ser importante. As respostas dos pais e dos professores foram parecidas, pois a maioria disse que a família, a escola e a igreja são instituições importantes na constituição de valores nas crianças desde que, juntas, instruam as crianças a viverem e se comportarem na sociedade em que vivem conforme as normas e valores da igreja. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research investigates if religious education contributes to the development of morality in children between seven and nine years old. It also aims to identify the strategies used in the religious education for children and see which people and institutions influence the construction of moral values in children. At its realization, it was decided to use a qualitative research approach with interpretive descriptive method, in which the instruments used were three scripts of semi-structured interviews with a observation script. The strategies had as objectives the survey of teaching practices and their relation to the content of moral and religious teaching given to those children. Participated in the interviews four children, four teachers and four parent members of a Christian church located in Brasilia, Distrito Federal. It was perceived through the observations that the strategy used by the teacher was based on behavioral theory, using reinforcements and rewards to obtain learning of children. In interviews with the children, it was noted that they like the ludic pedagogy based on games and rewards, however they did not question their contents besides considering that it is important to be there because parents and teachers say it is important. The answers of parents and teachers were similar, as most said that the family, school and church institutions are important in the formation of values in children, since together instruct children to live and behave in the society they live according to the norms and values of the church.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons