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dc.contributor.advisorCerqueira, Teresa Cristina Siqueira-
dc.contributor.authorPinto, Thais dos Santos-
dc.identifier.citationPINTO, Thais dos Santos. As representações socias da escola na perspectiva de professores do 1º e 2º ano do ensino fundamental. 2013. 52 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.en
dc.description.abstractA teoria das representações sociais criada por Moscovici analisa conceitos gerados no senso comum, na vivência dos grupos e suas práticas. Assim, o objetivo desta pesquisa é identificar as representações sociais da escola segundo professores do 1º e 2º ano do ensino fundamental de instituições públicas e particulares do Distrito Federal. Foram aplicados 60 questionários aos professores, tendo frases/palavras para completar a assertiva: Para mim escola é... As palavras com maior frequência foram: aprendizagem, desenvolvimento, conhecimento e socialização. Aprendizagem e conhecimento retratam o papel da escola como fonte de conhecimento científico, produtora e transformadora deste. Já, socialização remete à necessidade do professor trabalhar a interação, difundindo a concepção de escola humanizada. Em síntese, conforme as representações sociais levantadas, a escola tem a função de ensinar a ler, escrever, incluindo a leitura de mundo. Sendo espaço de desenvolvimento cognitivo, físico, social e psicológico, garantindo acesso de qualidade ao conhecimento culturalmente organizado e aos seus bens. Esperamos que a escola forme cidadãos participativos e criativos, transformando a si mesmo e a sociedade. ____________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThe theory of social representations created by Moscovici, analyze the concepts generated in the common sense, the experience of the groups and their practices. The objective of this research is to identify the social representations of the teachers of 1st and 2nd year of elementary education at public and private institutions of the Federal District. Questionnaires were administered to 60 teachers, with phrases/words to complete the affirmative: For me school is ... The words most frequently were: learning, development, socialization and knowledge. Learning and knowledge have portrayed the role of school as a source of scientific knowledge, producing and transforming the same. Already, socialization refers to importance of teacher in the social interaction, spreading the perspective of the humanized school. In summary, the school has the function of promoted of the teaching reading, writing, including the valorization of experiences of the social world. Being the space of development cognitive, physical, social and psychological, ensuring quality access to knowledge culturally organized. We hope the school be able to formed participatory and creative citizens, transforming oneself and society.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordRepresentações sociaisen
dc.subject.keywordProfessores de ensino fundamentalen
dc.subject.keywordEscolasen
dc.subject.keywordCidadaniaen
dc.titleAs representações socias da escola na perspectiva de professores do 1º e 2º ano do ensino fundamentalen
dc.title.alternativeSocial representations of school in perspective of teachers of 1st and 2nd year of the elementary school of Federal Districten
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2013-05-03T17:39:09Z-
dc.date.available2013-05-03T17:39:09Z-
dc.date.issued2013-05-03T17:39:09Z-
dc.date.submitted2013-03-11-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/5015-
dc.language.isoPortuguêsen
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