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Título: Indicadores de qualidade na educação : um olhar sobre a Escola dos Meninos e Meninas do Parque
Autor(es): Silva, Natália Nogueira da
Orientador(es): Sousa, José Vieira de
Assunto: Qualidade (Educação)
Menores de rua - educação
Data de apresentação: 1-Mar-2013
Data de publicação: 3-Mai-2013
Referência: SILVA, Natália Nogueira da. Indicadores de qualidade na educação: um olhar sobre a Escola dos Meninos e Meninas do Parque. 2013. xii, 99 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O objetivo desta pesquisa é examinar como se apresentam na proposta educativa da Escola dos Meninos e Meninas do Parque – EMMP, as dimensões da qualidade: ambiente educativo, prática pedagógica e gestão democrática. Na realização do estudo, tomo como referência básica o documento criado por um conjunto expressivo de instituições que discutem o tema qualidade em educação, em 2004 e ampliado em 2007, intitulado Indicadores de Qualidade na Educação, no qual são apresentadas sete dimensões para serem desenvolvidas pela escola, visando alcançar uma educação de qualidade. A partir do referido documento, o presente estudo examina três das sete dimensões, situando-as em relação à qualidade da educação e a esta última como prática social e um direito de todos. Nesta perspectiva, temos na escola um ambiente educativo privilegiado para a veiculação do saber historicamente construído, por meio da organização de sua cultura e gestão de suas práticas. E ainda, a formação do homem visando sua constituição como sujeito consciente de seus direitos, emancipado, livre para conduzir a edificação de sua própria história. Para que esse objetivo consiga ser alcançado é necessário pensar também em uma prática pedagógica que promova uma educação de qualidade, compreendendo que a expressão dessa prática social não pode se reduzir a números, de maneira a torná-la quantificada, coisificada, de forma que a escola dispõe de instrumentos que apontam, informam, traçam um perfil da comunidade escolar permitindo observar e compreender a qualidade da educação que está sendo construída por meio de suas práticas cotidianas. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos, professores, a diretora e a coordenadora da EMMP. As entrevistas semiestruturadas, a análise documental e as observações, como instrumentos de coleta de dados, foram ancorados em uma perspectiva analítica, por meio do qual se buscou perceber o desenvolvimento dos indicadores de qualidade no cotidiano da escola. Constatou-se que a diversidade característica dos alunos da EMMP tem motivado e impulsionado a escola a refletir sobre suas práticas, sua organização levando-a a priorizar a formação aluno no sentido de proporcionar uma educação emancipatória, ocupando-se de sua formação como cidadão. Este empenho pôde ser percebido principalmente pela disponibilidade de tornar coletivas as decisões da escola, além de proporcionar um ambiente que permita aos alunos desenvolver suas potencialidades. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT
The main objective of this research is to examine how to present in the educational proposal of the Escola dos Meninos e Maninas do Parque – EMMP, the dimensions of quality: school environment, pedagogic practice and democratic management. In the accomplishment of this study, we took as basic reference the document created by an expressive group of institutions that discuss the quality in education, in 2005 and improved in 2007, entitled Indicadores de Qualidade na Educação, in which are presented seven dimensions to be developed in school, in order to achieve a quality education. From the document above, the present study examines three of the seven dimensions considering, placing them in relation to the quality of education and to this last one as a social practice and a right of all. In this perspective, we have in the school an educational environment gifted for a transmitting of knowledge historically built, through the organization of its culture and management of its practices, and also, the formation of the man aiming his constitution as conscience subject of his rights, emancipated, free to conduct the edification of his own story. In order to this objective be achieve is also necessary to think in a pedagogic practice that promotes a quality education by realizing that the expression of this social practice cannot be reduced to numbers, in order to make it quantified, reified, so that school has instruments that point, inform, draw a profile of the school community allowing to observe and understand the quality of education which is being built through their daily practices. The subjects of the research were the students, teachers, the director and the coordinator of the Escola Meninos e Meninas do Parque - EMMP. The semi-structured interviews, the documental analysis and the observations as data collection instruments were anchored in an analytical perspective, whereby it was sought to realize the development of quality indicators in the school routine. It was verified that the characteristic’s diversity of the students of EMMP has motivated and impel the school to reflect on its practices and organization taking them to give priority to the formation of the students towards providing an emancipatory education, taking care of their formation as a citizen. This effort could be noticed mainly for the availability of making collective decisions of the school, besides providing an environment that allows students to develop their potential.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
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