Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5005
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_JadedePaulaBarbosa.pdf514,58 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorBorges, Lívia Freitas Fonseca-
dc.contributor.authorBarbosa, Jade de Paula-
dc.identifier.citationBARBOSA, Jade de Paula. A orientação acadêmica no currículo do curso de pedagogia da Universidade de Brasília. 2013. 43 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.en
dc.description.abstractA Orientação Acadêmica constitui-se uma atividade extremamente relevante durante a vida universitária. A presença ou ausência desta atividade traz efeitos na formação do estudante de graduação. Ela deveria acontecer já em nível de ensino médio, porém o espaço em que mais se efetiva é na pós-graduação. O presente estudo tem como objeto central de pesquisa esta atividade no período de graduação no Curso de Pedagogia na Universidade de Brasília, em que já está prevista de forma regulamentada. A pesquisa possui três eixos estruturantes, destes, a Orientação Acadêmica foi analisada com base no Currículo do Curso e em documentos vigentes que regulamentam essa atividade na Faculdade Educação e na Universidade de Brasília a fim de verificar a ocorrência desta orientação em documentos legais e institucionais, procurando verificar as repercussões da ausência ou presença na formação do pedagogo. Para o presente trabalho a pedagogia é tratada apenas em seu âmbito de um curso de graduação para formação de professores da Educação Infantil, dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, bem como a formação do professor pesquisador e do gestor educacional. Entende-se Orientação Acadêmica pelo acompanhamento dialogado que se faz presente na vida acadêmica de estudantes e professores. A esse respeito foi realizado um diálogo com Quixadá Viana e Veiga (2007); Severino (2006). Tratando-se de Currículo, buscou-se em Sacristán (2000, p. 46) que define o currículo como “[...]conjunto de objetivos de aprendizagem[...]”. Para tanto, foram utilizados os procedimentos de análise documental em uma perspectiva da histórica institucional recente; revisão bibliográfica e observação direta intensiva (Marconi & Lakatos, 2003) para proporcionar o suporte ao trabalho empírico. O presente estudo apresenta também novas alternativas para uma Orientação Acadêmica mais eficaz.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordPedagogiaen
dc.subject.keywordUniversidade de Brasília (UnB)en
dc.subject.keywordOrientação educacional no ensino superioren
dc.subject.keywordUniversidades e faculdades - currículosen
dc.titleA orientação acadêmica no currículo do curso de pedagogia da Universidade de Brasíliaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2013-05-03T13:44:35Z-
dc.date.available2013-05-03T13:44:35Z-
dc.date.issued2013-05-03T13:44:35Z-
dc.date.submitted2013-03-08-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/5005-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons