Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Borges, Lívia Freitas Fonseca | - |
dc.contributor.author | Barbosa, Jade de Paula | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA, Jade de Paula. A orientação acadêmica no currículo do curso de pedagogia da Universidade de Brasília. 2013. 43 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013. | en |
dc.description.abstract | A Orientação Acadêmica constitui-se uma atividade extremamente relevante durante a vida universitária. A presença ou ausência desta atividade traz efeitos na formação do estudante de graduação. Ela deveria acontecer já em nível de ensino médio, porém o espaço em que mais se efetiva é na pós-graduação. O presente estudo tem como objeto central de pesquisa esta atividade no período de graduação no Curso de Pedagogia na Universidade de Brasília, em que já está prevista de forma regulamentada. A pesquisa possui três eixos estruturantes, destes, a Orientação Acadêmica foi analisada com base no Currículo do Curso e em documentos vigentes que regulamentam essa atividade na Faculdade Educação e na Universidade de Brasília a fim de verificar a ocorrência desta orientação em documentos legais e institucionais, procurando verificar as repercussões da ausência ou presença na formação do pedagogo. Para o presente trabalho a pedagogia é tratada apenas em seu âmbito de um curso de graduação para formação de professores da Educação Infantil, dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, bem como a formação do professor pesquisador e do gestor educacional. Entende-se Orientação Acadêmica pelo acompanhamento dialogado que se faz presente na vida acadêmica de estudantes e professores. A esse respeito foi realizado um diálogo com Quixadá Viana e Veiga (2007); Severino (2006). Tratando-se de Currículo, buscou-se em Sacristán (2000, p. 46) que define o currículo como “[...]conjunto de objetivos de aprendizagem[...]”. Para tanto, foram utilizados os procedimentos de análise documental em uma perspectiva da histórica institucional recente; revisão bibliográfica e observação direta intensiva (Marconi & Lakatos, 2003) para proporcionar o suporte ao trabalho empírico. O presente estudo apresenta também novas alternativas para uma Orientação Acadêmica mais eficaz. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Pedagogia | en |
dc.subject.keyword | Universidade de Brasília (UnB) | en |
dc.subject.keyword | Orientação educacional no ensino superior | en |
dc.subject.keyword | Universidades e faculdades - currículos | en |
dc.title | A orientação acadêmica no currículo do curso de pedagogia da Universidade de Brasília | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2013-05-03T13:44:35Z | - |
dc.date.available | 2013-05-03T13:44:35Z | - |
dc.date.issued | 2013-05-03T13:44:35Z | - |
dc.date.submitted | 2013-03-08 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/5005 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|