Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5002
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_TaianeSouzaTeixeira.pdf2,91 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorAndrade, Pedro Ferreira de-
dc.contributor.authorTeixeira, Taiane Souza-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Taiane Souza. Educação a distância corporativa: análise de um curso de capacitação profissional da Infraero. 2013. 86 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.en
dc.description.abstractO presente trabalho analisa um curso a distância da Infraero, ofertado aos seus empregados para o desenvolvimento de suas competências profissionais. Inicialmente, conceitua-se educação a distância e a descreve em um breve histórico. Em seguida são apresentadas algumas noções sobre educação corporativa e as suas formas de ensino com as tecnologias no desenvolvimento de competências nas organizações, referenciais desta pesquisa. Interessou-se por discutir a efetividade do curso a distância na capacitação dos profissionais da Infraero; se realmente ocorre alguma aprendizagem e se o método utilizado contribuiu para o desenvolvimento das habilidades técnicas em função dos objetivos definidos. A partir da formulação do problema proposto, optou-se por seguir a linha da pesquisa qualitativa, utilizando como método o estudo de caso com a verificação in loco da amostra, recorrendo à técnica de coleta de dados e ao estudo e análise de documentação. Evidencia a ideia de que a inserção de tecnologias no meio corporativo para a aprendizagem é uma necessidade do mundo contemporâneo e a educação a distância, por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação, é o meio viável para que a capacitação ocorra de uma forma positiva para o desenvolvimento das competências e aprendizagem dentro das organizações. ___________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThe present work analyzes an Infraero’s distance learning course, available to its employees in order to develop their professional competencies. Initially conceptualizing Distance Education and describing a brief history. Then some notions about corporate education and their ways of teaching with technology in the development of competencies in organizations are presented, as references for this research. Interested in discussing the effectiveness of distance learning course in training professionals Infraero; whether any learning actually occurs and if the method used contributed to the development of technical skills in relation to the defined objectives. Since the formulation of the problem proposed, the line of qualitative research is followed, as using the case study method with spot verification of the sample, resorting the technique of data collection and analysis to the study and documentation. Highlights the idea that the integration of technology in the corporate environment for learning is a necessity of today's world and the distance education, through Information and Communication Technologies, is a viable means to that training occurring in a positive way for skills development and learning within organizations.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação à distânciaen
dc.subject.keywordEducação corporativaen
dc.subject.keywordCompetências organizacionaisen
dc.subject.keywordEmpresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO)en
dc.titleEducação a distância corporativa : análise de um curso de capacitação profissional da Infraeroen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2013-05-03T13:09:05Z-
dc.date.available2013-05-03T13:09:05Z-
dc.date.issued2013-05-03T13:09:05Z-
dc.date.submitted2013-02-26-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/5002-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons