Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da | - |
dc.contributor.author | Roquete, Liana Correia | - |
dc.identifier.citation | ROQUETE, Liana Correio. Musicalização infantil: ações contrahegemônicas na formação de crianças do 1º ano do ensino fundamental. 2010. 109 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2010. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2010. | en |
dc.description.abstract | O mundo contemporâneo vivencia mudanças, marcadas pelo processo de globalização. Com isto instala-se a hegemonia do modo de produção capitalista e do pensamento neoliberal. Esta hegemonia atua com grande poder de alcance, influenciando de modo considerável a Educação. Entretanto, o espaço educacional, constituído e constituinte da realidade social, torna-se um espaço formal de lutas hegemônicas. A escola pode estar aliada ao neoliberalismo e reproduzir seus ideais e, ao mesmo tempo, pode ser um espaço de luta, resistência e ações contra-hegemônicas. No entanto, diante das mudanças no contexto histórico, social, político e econômico, a prática pedagógica tem se rendido às leis do mercado e ao pensamento neoliberal. A mercantilização da educação e as pedagogias fundamentadas no pensamento neoliberal têm mantido e validado esta forma de organização humana que promove a exclusão social. Neste sentido, este trabalho tem por objetivo a apresentação de propostas alternativas e contrahegemônicas através da musicalização infantil. A partir das reflexões fomentadas na formação em Pedagogia, foi possível a construção de uma prática docente que atua de forma resistente aos princípios neoliberais. Diante da materialização do pensamento neoliberal em uma instituição de ensino privada do DF, lançou-se a proposta alternativa em luta contra-hegemônica. Utilizando a metodologia da pesquisa-ação, foi possível a realização do estudo, análise e reflexão da prática pedagógica da pesquisadora em questão. As atividades em contra-hegemonia foram realizadas durante as aulas de musica de alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola privada do DF. Esta proposta alternativa tem na sua proposição a emancipação dos indivíduos para uma atuação ativa em todas as esferas da organização social. Esta é uma proposta alternativa ao pensamento neoliberal que tem na sua metodologia uma visão crítica e dialética, que possibilita a construção de uma cultura de solidariedade, justiça, equidade social e cooperação. O modo de produção capitalista, aliado à ide e sujeitos históricos para a construção de uma sociedade solidária. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Neoliberalismo | en |
dc.subject.keyword | Música na educação | en |
dc.subject.keyword | Educação de crianças | en |
dc.subject.keyword | Musicalização | en |
dc.subject.keyword | Música e crianças | en |
dc.title | Musicalização infantil : ações contrahegemônicas na formação de crianças do 1º ano do ensino fundamental | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2013-05-02T14:08:38Z | - |
dc.date.available | 2013-05-02T14:08:38Z | - |
dc.date.issued | 2013-05-02T14:08:38Z | - |
dc.date.submitted | 2010-09-01 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/4991 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2010.09.TCC.4991 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|