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Título: O envolvimento e o bem-estar das crianças como dimensões de qualidade na educação infantil
Autor(es): Serra, Luísa Maria Silva
Orientador(es): Sousa, Maria de Fátima Guerra de
Assunto: Bem-estar social
Qualidade (Educação)
Educação de crianças
Data de apresentação: 27-Fev-2013
Data de publicação: 2-Mai-2013
Referência: SERRA, Luísa Maria Silva. O envolvimento e o bem-estar das crianças como dimensões de qualidade na educação infantil. 2013. 94 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A presente pesquisa teve como questão norteadora o envolvimento e o bem-estar das crianças de educação infantil. Buscou-se entender a relação entre o envolvimento e o bem-estar das crianças e a qualidade na educação infantil. De modo mais específico investigou-se como o envolvimento e o bem-estar da criança estão presentes no cotidiano da sala de aula da educação infantil e como a observação e o registro do envolvimento e bem-estar auxiliam o professor em sua prática pedagógica. O referencial teórico, portanto, tratou da qualidade da educação infantil e de dois de seus indicadores: o envolvimento e o bem-estar. A pesquisa foi de abordagem qualitativa. Nela buscou-se observar, em três momentos diferentes, os indicadores e o grau de envolvimento, assim como sinais de bem-estar de quatro crianças, a fim de perceber como o envolvimento e o bem-estar ocorrem no cotidiano da educação infantil. Percebeu-se que baixos níveis de bem-estar podem dificultar ou impedir o envolvimento. Concluiu-se que, de fato, a observação do envolvimento e do bem-estar das crianças em sala de aula são ferramentas que auxiliam na identificação da qualidade da prática pedagógica, quando mostram que situações podem favorecer o processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança. Assim, notou-se a relevância do papel do professor como mediador, que encontra em sala de aula crianças com diferentes níveis de bem-estar e envolvimento e tem o desafio de, em meio à diversidade, ser construtor da qualidade na educação de cada uma das crianças.
Abstract: This research’s guiding question was about the involvement and well-being of children in early childhood education. It sought to understand the relation between involvement and well-being of children and quality in early childhood education. The way the involvement and well being of the child is presented in everyday classroom and how observing and recording the involvement and wellbeing assist teachers in their teaching practice have specifically been investigated. The theoretical scope of the present work dealt with the quality of early childhood education and two of its indicators: involvement and well-being. The research folloge, in the midst of diversity, to be a builder of quality education for each of children.wed a qualitative approach. It sought to observe, on three different occasions, the indicators and the degree of involvement and signs of well-being of four children in order to understand how involvement occurs in everyday kindergarten. It was noticed that low levels of well-being may hinder or prevent the involvement. We conclude that, indeed, the observation of involvement and well-being of children in the classroom are helping tools in the pursuit of quality, because both are useful for evaluating the child in the process of development and learning, as well as evaluating, during the process, the quality of the teaching practice. Thus, it was noted the important role of the teacher as a mediator, who find in the classroom children with different levels of well-being and involvement and has the challen.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
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