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Título: Classe hospitalar : implicações e contribuições dos recursos lúdicos na prática pedagógica
Autor(es): Melo, Luciana Dourado
Orientador(es): Zardo, Sinara Pollom
Assunto: Crianças hospitalizadas
Atividades lúdicas
Pedagogia hospitalar
Data de apresentação: 1-Mar-2013
Data de publicação: 2-Mai-2013
Referência: MELO, Luciana Dourado. Classe hospitalar: implicações e contribuições dos recursos lúdicos na prática pedagógica. 2013. xii, 124 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A educação e o lúdico associado à saúde permitem que a criança hospitalizada tenha acesso à escolarização e a infância. O presente trabalho tem por objetivo central analisar como os recursos lúdicos são utilizados nas atividades e práticas pedagógicas realizadas em uma classe hospitalar localizada no Distrito Federal. A parte empírica da pesquisa está fundamentada no método qualitativo de cunho etnográfico baseado em observações e em uma entrevista narrativa semiestruturada realizada com a professora responsável pelo atendimento pedagógico do hospital. As análises dos dados evidenciaram principalmente que a educação no hospital pode se configurar em ações lúdicas cotidianas que inserem o jogo, o brincar, o brinquedo e a brincadeira em um processo de escolarização e saúde. Constatou-se também que no hospital existem desafios e especificidades a serem considerados no acompanhamento educacional oferecido e que o processo também é definido pela participação ativa da criança, da equipe clínica, e dos pais ou acompanhastes. Conclui-se que a escuta, o olhar e a atuação do pedagogo nesse ambiente peculiar de vida permite a criação de espaços para as vivências da educação e da infância, bem como para o exercício da subjetividade, imaginação e cidadania. A utilização dos recursos lúdicos pelo pedagogo no hospital podem favorecer os processos de ensino e aprendizagem e promover a continuidade do desenvolvimento infantil. Assim, a pedagogia no hospital é capaz de construir caminhos para a promoção de culturas de valorização do lúdico e do trabalho pedagógico. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
Education and playful associated to health allow the child in hospital to have access to schooling and childhood. The present work aims to analyze how the recreational resources are used in the activities and pedagogical practices carried out in a class hospital located in the Federal District. The empirical part of the research is based on the qualitative ethnographic method based on observations and semi-structured narrative interviews held with the teacher responsible for teaching hospital care. The analyses mainly showed that education in the hospital can be configured in playful daily actions that insert the game, play, toy and joke in a process of education and health. It was also noted that in the hospital there are challenges and specificities to consider about the educational monitoring offered and that the process is also defined by the active participation of the child, the clinical staff, and the parents or accompanying people. We believe that the listening, the look and the performance of the teacher in this peculiar life environment allow the creation of spaces for the experiences of education and childhood, as well as for the exercise of subjectivity, imagination and citizenship. The use of recreational resources by the educator at the hospital may favor the processes of teaching and learning and promote the continuity of child development. Thus, the pedagogy in the hospital is able to construct paths for the promotion of appreciation of playful culture and pedagogical work.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
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