Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/4975
Título: | Atividades musicais nas séries iniciais : formação de professores generalistas |
Autor(es): | Silva, Christiana Damasceno Rodrigues da, |
Orientador(es): | Pederiva, Patrícia Lima Martins |
Assunto: | Música na educação Professores - formação Professores de música |
Data de apresentação: | 16-Dez-2011 |
Data de publicação: | 30-Abr-2013 |
Referência: | SILVA, Christiana Damasceno Rodrigues da. Atividades musicais nas séries iniciais: formação de professores generalistas. 2011. 68 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
Resumo: | Este trabalho monográfico destina-se a investigar acerca da formação do professor de séries iniciais em música. O primeiro capítulo abordou alguns aspectos históricos sobre a formação do professor generalista. Foram relatados alguns pontos que concernem à trajetória da formação docente, tais como a valorização do trabalho desse profissional, sua autonomia que aos poucos foi trabalhada no decorrer de vários anos, ainda no séc. XX. A partir do segundo capítulo, dá-se maior ênfase à formação dos mesmos na área de música. A importância disso se dá através das mudanças no currículo de séries iniciais, com a nova determinação legal que dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino de música nas escolas. Para investigar acerca dos fatores que podem propiciar no conhecimento e aperfeiçoamento da prática pedagógica do professor generalista na área, foi realizada uma pesquisa em uma escola classe, localizada no Distrito Federal. Através de algumas entrevistas com professores de séries iniciais, foi possível perceber a óbvia necessidade de formação complementar para esses profissionais, pois os mesmos, normalmente, não recebem formação em educação musical durante o período de Graduação. Alguns fatores que se constituem como impedimento para a prática desses profissionais foram mencionados, tais como a oferta de disciplinas concedidas pelas instituições de ensino superior que são inexistentes ou insuficientes, a necessidade de atuação dos profissionais especialistas para que professores generalistas possam receber uma formação adequada para sua atuação. Foi possível observar nos resultados da pesquisa, uma abertura favorável por parte dos professores para o aprendizado da música. Foram sugeridas algumas alternativas que poderiam ser conciliadas, a longo prazo, com as práticas educacionais na escola. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, 2011. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons