Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/4972
Título: | Mudanças na legislação do ensino : reflexos na prática profissional da orientação educacional |
Autor(es): | Benvindo, Andreia Santos |
Orientador(es): | Freitas, Maria da Conceição da Silva |
Assunto: | Ensino - legislação Orientação profissional Orientação educacional |
Data de apresentação: | 20-Jun-2012 |
Data de publicação: | 30-Abr-2013 |
Referência: | BENVINDO, Andreia Santos. Mudanças na legislação do ensino: reflexos na prática profissional da orientação educacional. 2012. 62 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. |
Resumo: | O mundo atual é complexo e isso se reflete nas escolas. O Orientador Educacional tem como papel mediar os conflitos entre toda a comunidade escolar, ajudando-os refletir sobre as questões da atualidade com vistas a uma formação não somente de conteúdos, mas para a vida, ajudando dessa maneira a escola atingir os seus objetivos. A Orientação Educacional possui uma história recente, no passado sua presença nas escolas era obrigatória, até que a mudança da legislação atual foi omissa em relação à presença dos Orientadores Educacionais nas escolas. Essa pesquisa pretende buscar os possíveis reflexos dessa mudança na prática cotidiana dos Orientadores Educacionais. Para tal, foi realizada uma pesquisa empírica, na qual foram entrevistados Orientadores Educacionais do Distrito Federal com o objetivo de conhecer sua prática cotidiana, além de levantamento teórico e análise dos dados obtidos, nos quais nota-se os reflexos da mudança da legislação na prática dos Orientadores Educacionais. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2012. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons