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https://bdm.unb.br/handle/10483/4967
Título: | O preconceito linguístico como um agravante da indisciplina em sala de aula |
Autor(es): | Eirado, Alinne Alves |
Orientador(es): | Bortoni-Ricardo, Stella Maris |
Assunto: | Preconceitos e antipatias Língua portuguesa - dialetos Disciplina escolar |
Data de apresentação: | 2-Out-2012 |
Data de publicação: | 30-Abr-2013 |
Referência: | EIRADO, Alinne Alves. O preconceito linguístico como um agravante da indisciplina em sala de aula. 2012. 72 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. |
Resumo: | As escolas, principalmente as públicas, são hoje frequentadas por populações escolares muito heterogêneas, contando no seu meio com um crescente número de alunos que provém de grupos sociais onde há diferentes manifestações de dialetos. Apesar da especificidade dos problemas desses alunos, a escola recusa-se, por uma questão ideológica, a tratá-los de um modo diferenciado, o que causa muitos conflitos e resulta na indisciplina educacional. Tendo isso em vista, este trabalho se torna pertinente porque trata de um tema importantíssimo no cenário do ensino brasileiro atual: o preconceito linguístico como sendo um agravante da indisciplina dentro da sala de aula. É relevante, porque se propõe a buscar reflexões que possam ajudar a reduzir e controlar as manifestações de agressividade entre os alunos. Cumpre ressaltar que este estudo não tem a pretensão de esgotar nem de dar conclusões definitivas, mas sim evidenciar a importância desse tema, contribuindo com uma análise informativa para o aprimoramento das relações interpessoais entre os educandos e em consequência disso, amenizar o problema da indisciplina. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2012. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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