Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4962
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_PriscilaCamposPereira.pdf1,34 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCarvalho, Sônia Marise Salles-
dc.contributor.authorPereira, Priscila Campos-
dc.identifier.citationPEREIRA, Priscila Campos. Reflexões sobre o planejamento de aula na ótica das tendências pedagógicas. 2013. xi, 98 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.en
dc.description.abstractO Trabalho Final de Curso busca refletir sobre o planejamento de aula na ótica das tendências pedagógicas. A proposta foi referenciar tanto o significado de planejar, em sentido amplo, como o planejamento de aula por renomados estudiosos da área, além de ressaltar historicamente como se deu sua trajetória no Brasil. Em sequência, propôs explicitar as características do planejamento de aula nas tendências pedagógicas propostas por Libâneo, como também por Mizukami. Para completar a análise, está presente neste trabalho, como seria o planejamento visando à aprendizagem significativa, teoria proposta por Ausubel, que dialoga com a abordagem cognitiva e humanista proposta por Mizukami. Ademais, encontra-se a análise dos dados da pesquisa de cunho qualitativa. Ela teve como foco analisar na prática como é feito o planejamento do professor e se nele é salientado as tendências pedagógicas. Para isso, o grupo investigado foi professores da rede pública e da rede privada de escolas localizadas em Brasília, que ministram aulas para educação infantil e para educação do ensino fundamental do 1º ano ao 5º ano. Essa delimitação foi motivada, porque são as etapas da educação básica que o formando de pedagogia pode atuar. Os resultados da pesquisa apontam que há características das tendências pedagógicas no planejamento de aula. Portanto, a pesquisa permite refletir que há diversas formas de planejar uma aula. _____________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis final project intends to start a thinking about Class Planning regarding pedagogical trends. The proposal was put to reference both the meaning of planning, in a wide sense as well the Class Planning explanation put down by honored writers, besides, it highlights the historical means of its path through Brazil. Afterward, this project collected a forthright explanation about the Class Planning characteristics regarding pedagogical trends proposed by Libâneo and Mizucami. In order to accomplish the study, this project contains information of how would it be a class planning aiming an expressive learning process, which it is a theory proposed by Ausubel that talks about a cognitive and humanist approach put by Mizukami. Furthermore, there is a qualitative data analysis which had been collected by means of survey questionnaires. This survey was intended to delve whether teaching professionals are able to develop the Class Planning, how they actually plan and then reveal which pedagogical tendencies they are prone to, if any. The context of this research has involved teachers from private and public schools in Brasília that teaches students from kindergarten and basic education. This context limitation has been set out due to the fact that pedagogy students are allowed to teach in that kind of schools. The results founded reveals that there are pedagogical trend characteristics in class planning, therefore, this research allows to deem that there are many ways to plan classes.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordPlanos de aulaen
dc.subject.keywordPrática de ensinoen
dc.subject.keywordAprendizagemen
dc.titleReflexões sobre o planejamento de aula na ótica das tendências pedagógicasen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2013-04-30T10:49:11Z-
dc.date.available2013-04-30T10:49:11Z-
dc.date.issued2013-04-30T10:49:11Z-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/4962-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons