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Título: Meninos e meninas em situação de rua : o direito de aprender
Autor(es): Lima, Diego de França Carvalho
Orientador(es): Sousa, José Vieira de
Assunto: Qualidade (Educação)
Direito à educação
Educação e Estado
Pessoas desabrigadas
Data de apresentação: 22-Fev-2013
Data de publicação: 29-Abr-2013
Referência: LIMA, Diego de França Carvalho. Meninos e meninas em situação de rua: o direito de aprender. 2013. xii, 102 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo geral analisar as dimensões ambiente educativo, gestão escolar democrática e acesso e permanência dos alunos na escola pública à luz da qualidade na educação. A formação escolar é significativamente relevante para a emancipação dos sujeitos e para transformação social. Assim sendo, a qualidade da educação precisa ser uma realidade na escola pública, para superar diversos problemas que levam os alunos a interromperem o processo de formação, impedindo-os de assumir uma posição proativa na sociedade. A base adotada para discussão neste trabalho é o documento “Indicadores da Qualidade na Educação”, cuja elaboração em 2005 e sua ampliação em 2007 contaram com a participação de um conjunto expressivo de instituições de projeções nacionais e internacionais, apontando sete dimensões a serem desenvolvidas em uma escola para proporcionar educação de qualidade. Em uma perspectiva que vise consolidar a permanência dos alunos na escola, o trabalho focaliza considerando as percepções dos segmentos que compõem a comunidade do estabelecimento de ensino investigado – a Escola dos Meninos e Meninas do Parque – EMMP, que recebe crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de rua, que abriu suas portas para coleta dos dados por meio de entrevistas semiestruturadas e da observação da prática pedagógica que desenvolve. A conclusão alcançada é que a comunidade escolar, ao se comprometer em consolidar um ambiente educativo, livre de discriminação, exclusão e indiferença, preserva a presença do aluno na escola. Ao construir uma gestão escolar democrática, a comunidade escolar passa a conhecer os problemas internos e pode mobilizar-se para solucionar, inclusive aqueles que impedem os alunos de permanecerem na escola. Ao dedicar-se em conservar seus alunos na escola, criando canais de avaliação para identificar alunos que se encontram em risco de abandono, a escola combate efetivamente a possível evasão. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT
The main objective of the study here presented is to analyze the school environment, the democratic management, the access and permanency of public school students influence the educations quality and in the conclusion of Basic Education. The school graduation is significantly important to the person's emancipation and for social change. Therefore, the school quality need to be a reality in public schools, to overcome the problems that result in school evasion, blocking them to achieve a participative position in our society. The document “Indicadores da Qualidade na Educação”, which was made in 2005 and improved in 2007, was used as base for the work here presented. An expressive group of international and national institutions participated of its creation, pointing seven dimensions to be developed in the school to offer a good education quality. With a perspective to achieve the students permanence in school, this work focus the perceptions of the segments part of the school environment here investigated - Escola dos Meninos e Meninas do Parque – EMMP, which receive children, teenagers and adults who lives in the street, that open its doors to collect data, using as instrument semi-structured interviews and observation of the pedagogic practice. In conclusion the school community when compromise with building an educative environment, without discrimination, exclusion and indifference, preserve the student in school. Developing a democratic management, the school community starts to recognize the internal problems and can be able to solve this problems. Dedicating in the students permanence, creating evaluation ways to detect students in risk to leave the studies, the school come up against a possible evasion. Keys words: quality in basic education, public school, indicators, politics of education.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
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