Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/4954
Título: | A representação social da juventude sobre educação infantil |
Autor(es): | Silva, Cicera Juliana Leopoldino da |
Orientador(es): | Rocha, Maria Zélia Borba |
Assunto: | Representações sociais Juventude Educação de crianças |
Data de apresentação: | 6-Mar-2013 |
Data de publicação: | 29-Abr-2013 |
Referência: | SILVA, Cicera Juliana Leopoldino da. A representação social da juventude sobre educação infantil. 2013. [50] f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | Este trabalho tem como objeto de estudo a educação infantil e como arcabouço teórico, os conceitos de representação social, juventude e educação infantil. Busca conhecer o pensamento da juventude acerca da educação infantil, sendo assim, entendendo a juventude como uma categoria socialmente construída, o estudo pontua o significado do ser jovem desde a Grécia até a contemporaneidade. A metodologia empregada foi pautada na abordagem qualitativa de pesquisa. Foram utilizadas entrevistas e grupos de discussão, formados por um grupo de alunos inseridos em escola públicas de ensino médio do Distrito Federal. A amostragem foi aleatória e por conglomerado, sendo assim, o estudo concluiu que os jovens estudantes de escolas públicas de ensino médio regular do Distrito Federal lembramse da educação infantil como sendo importante para sua formação e que não passar por esses anos iniciais dificulta o desenvolvimento e a aprendizagem da criança. A representação social dos jovens entrevistados é que a educação infantil é essencial para o aprendizado da vivência social. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons